Economia

Portugal é o sétimo país com menor poder de compra na União Europeia

O Produto Interno Bruto per capita em Portugal, expresso em paridades de poder de compra, aumentou em 2022, mas continua aquém da média europeia. Roménia ‘apanhou’ Portugal

Rita Robalo Rosa

Em 2022 Portugal foi o sétimo país com menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em paridade de poder de compra da União Europeia (UE), segundo os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira. Em 2021 Portugal era o oitavo país da UE com menor poder de compra.

Sendo que o índice médio do PIB per capita na UE em paridade de poder de compra equivale a 100, Portugal ficou 23 pontos abaixo, nos 77% em relação à média europeia, empatado com a Hungria e a Roménia.

Em 2021 Portugal tinha ficado 25 pontos abaixo, nos 75%, mas estava na oitava posição empatado com a Hungria. No ano passado ambos foram ‘apanhados’ pela Roménia.

Apesar da melhoria (de 75% para 77%), Portugal continua aquém da média europeia e dos países que lideram o pódio (Luxemburgo, com 161 pontos acima da média, Irlanda, com 134, e Dinamarca, com 36).

Face aos seus ‘vizinhos’ do sul, Portugal fica abaixo de Espanha (15 pontos abaixo da média europeia) e de Itália (quatro pontos abaixo), ultrapassando apenas a Grécia, que está entre os últimos, com 32 pontos a menos que a média europeia.

Além da Grécia, na ‘cauda’ da Europa encontramos a Bulgária (41 pontos aquém da média europeia) e a Eslováquia (menos 33 pontos).

Últimas