O Governo vai antecipar o pagamento de subsídios aos agricultores e criadores de gado. Em vez de serem pagos em outubro, vão recebê-los em abril ou em maio. A medida foi confirmada na Feira do Queijo da Serra da Estrela, em Gouveia.
Pandemia, seca e guerra na Europa. A conjugação resulta na tempestade perfeita para os criadores de gado e produtores de queijo Serra da Estrela que viram disparar os custos de produção. Aos combustíveis e rações, junta-se o aumento da eletricidade.
A Câmara de Gouveia viu-se forçada a distribuir 50 mil euros em rações para evitar que mais de 300 criadores reduzissem o efetivo de gado. Mesmo assim, parece inevitável que os custos se reflitam no preço final do leite e do queijo.
Depois de dois anos de pandemia, a Feira do Queijo da Serra da Estrela voltou a acontecer presencialmente. Foi música para os produtores reunidos em Gouveia e para a Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa. No primeiro ato oficial pós-recondução, visitou todo o recinto da feira e confirmou o pagamento antecipado de subsídios.
Saiba mais:
- Aumento de apoios à pequena e média agricultura previsto no programa do Governo
- Agricultores protestam em Porto de Mós contra aumento dos custos de produção
- Aumento dos preços em Bragança: produtos que chegam de fora estão mais caros
- O impacto do aumento dos preços nas mercearias que apostam na proximidade e em produtos locais
- Pequenos produtores agrícolas queixam-se do aumento sucessivo do preço dos adubos e combustível
- Agricultores protestam em Braga contra aumento dos custos de produção
- Aumento de preços põe em risco várias bancas de mercados municipais
- Bens alimentares mais caros perante aumento dos combustíveis