A Inditex reportou esta quarta-feira um novo recorde de lucros e receitas num só trimestre. No terceiro trimestre de 2021, a empresa espanhola têxtil lucrou 1,23 mil milhões de euros e registou receitas de 7,39 mil milhões de euros, segundo comunicado da dona da Zara aos mercados. Resultados que devem muito à recuperação das vendas com a reabertura das economias mundiais e à tracção do negócio digital.
Já nos primeiros nove meses do ano, os lucros da Inditex alcançaram os 2,5 mil milhões de euros, mais do que triplicando face ao período homólogo de 2020. O EBITDA, ou resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, cresceu 63% para os 5,43 mil milhões de euros. As vendas foram de 19,32 mil milhões de euros, com uma subida homóloga de 37%.
As vendas nos canais digitais a taxas de câmbio constantes cresceram 28% de janeiro a setembro face ao período homólogo, e 124% face ao período correspondente de 2019, isto é, antes da pandemia da covid-19. A empresa prevê que, ao final deste ano, o online represente mais de 25% das vendas do grupo sediado na Corunha.
A Inditex viu recentemente a sua cúpula mudar com a nomeação de Marta Ortega, filha do fundador Amancio Ortega, para presidente do conselho de administração, cargo que ocupará a partir de 1 de abril de 2022. Substitui Pablo Isla, que liderava a empresa desde 2011.