Os portugueses são dos europeus que mais resistem a revelar as suas informações financeiras nos pagamentos online, segundo um estudo conduzido em setembro pela empresa de estudos de mercado Maru/Matchbox em sete países europeus onde o PayPal tem operação. Mais precisamente, 64% assumiu ter esse receio.
Os 64% são superiores aos valores registados em países como a Grécia (60%), a Bélgica (52%), a Irlanda (52%), a Polónia (49%), a Holanda (43%) ou a Suécia (40%), segundo o estudo, divulgado em comunicado esta quarta-feira pelo PayPal.
Porém, apesar do receio, o comércio online em Portugal acompanha a tendência de crescimento europeia. "75% dos portugueses inquiridos afirmam comprar produtos de mercearia em plataformas online e 76% assume o hábito de encomendar refeições para entrega na sua casa".
E porquê? 72% diz que é uma poupança de tempo e 40% fá-lo para evitar as eventuais multidões nas lojas, mas ainda há quem o faça por preferir não usar os terminais de pagamento multibanco físicos para inserir o PIN (32%).
Por outro lado, aqueles que preferem continuar a comprar fisicamente, fazem-no por preferir ver os produtos antes de os comprarem ou por a ida à loja os recordar de outros produtos necessários.