O balanço dos cinco meses de Martín Anselmi no comando técnico do FC Porto não é brilhante e os adeptos não estão habituados a um tão grande jejum de vitórias.
Chegou com o peso de grandes expectativas e foi até comparado com Ruben Amorim pelo feitio, estilo de jogo e pela promessa de conquistas feita na apresentação, em janeiro.
A desilusão do Mundial de Clubes é a mais recente e deixa marca histórica pela negativa. Até à derrota frente ao Inter de Miami, nunca uma equipa da América do Norte tinha vencido uma europeia.
Mas a contestação a Martín Anselmi já vai longa. Começou ao fim de nove jogos, depois da primeira derrota sofrida no campeonato com o SC Braga.
'Azuis e brancos' passaram pelo 4.º lugar
Com Anselmi o FC Porto chegou a estar em quarto lugar, não ganhou a nenhum dos rivais e foi mesmo goleado em casa pelo Benfica de uma forma que não acontecia há mais de 80 anos.
Começaram depois os rumores de um mal-estar entre o treinador e a estrutura do FC Porto, mas Anselmi negou e fincou pé na continuidade.
No entanto, os resultados continuam sem aparecer. Amostra disso é:
Quando chegou os ‘dragões’ tinham os mesmos pontos que o Benfica e estava a seis do Sporting, acabou o campeonato a nove pontos do Benfica e a 11 do Sporting.
Ao fim de cinco meses e 21 jogos, Anselmi tem cinco derrotas, seis empates, 10 vitórias e zero títulos na vitrina que pediu na apresentação.