Desporto

E se os festejos não forem no Marquês? Lançada petição para celebrar o campeão de futebol no Parque Tejo

A associação Avenida da Liberdade sugere que as celebrações do título de campeão nacional de futebol sejam feitas no parque que acolheu a Jornada Mundial da Juventude, em 2023. Alega que o espaço está projetado para grandes eventos, com "segurança, acessibilidade e capacidade para multidões".

Jornada Mundial da Juventude

Lusa

Uma petição pública, lançada esta sexta-feira pela associação Avenida da Liberdade, em Lisboa, pede o fim dos festejos futebolísticos no Marquês de Pombal, alegando sobrecarga do espaço, e sugere a sua relocalização para o Parque Tejo. 

A petição surge na véspera dos festejos do campeonato da I Liga de futebol masculino 2024/2025, que poderá ser conquistado no sábado pelo Sporting ou pelo Benfica, duas equipas da cidade de Lisboa. 

"Os abaixo-assinados vêm, por este meio, apelar às entidades competentes para que os festejos desportivos deixem de ocorrer na Avenida da Liberdade / Marquês de Pombal e passem a realizar-se num local mais adequado à sua escala e impacto", lê-se na introdução da petição. 

Os peticionários alegam que a Avenida da Liberdade "tem vindo a ser sujeita, de forma crescente, a uma sobrecarga de iniciativas, ocupações do espaço público e cortes de trânsito". 

"Nas últimas décadas, os festejos futebolísticos no Marquês de Pombal evoluíram de celebrações espontâneas e simbólicas para eventos de larga escala, com montagem de palcos, som amplificado, grandes aglomerações e fortes condicionamentos no espaço público", apontam. 

Nesse sentido, a associação Avenida da Liberdade pede que estas utilizações "sejam avaliadas de forma muito mais criteriosa, avaliando o seu impacto e a viabilidade de alternativa". 

Parque Tejo ou estádios como alternativa

"Já existe em Lisboa um espaço capaz de acolher este tipo de celebrações, o Parque Tejo, projetado para grandes eventos, com segurança, acessibilidade e capacidade para multidões", sugerem os peticionários. 

Outra alternativa proposta são os estádios dos clubes, que poderão ser adaptados para "momentos de comemoração organizados, familiares e seguros". 

"Apelamos ao bom senso, ao equilíbrio e à valorização de todos os que fazem parte da cidade", lê-se no texto da petição. 

Os festejos do campeonato de futebol vão originar o encerramento no sábado, às 17:00, de perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal. 

Perante o resultado do dérbi lisboeta no passado fim de semana, os jogos decisivos da última jornada da I Liga estão marcados para sábado, às 18:00, nomeadamente o Sporting-Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga-Benfica, que decidirão o título de campeão. 

Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos do Benfica e do Sporting concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.

Últimas