O Sporting apresentou esta quinta-feira o novo treinador da equipa principal, Rui Borges, um homem que Frederico Varandas, presidente dos ‘leões’, considera ser o indicado para reverter o momento menos positivo da turma de Alvalade.
Antes de iniciar a apresentação do novo técnico leonino, Frederico Varandas dirigiu uma “mensagem especial” a João Pereira, que assumiu um “desafio extremamente complicado e desafiante”.
Depois de ter, em conjunto com o ex-futebolista, constatado que “não correu bem” considerou que era o momento de seguir um rumo diferente:
“Sabíamos das dificuldades, sabíamos do choque emocional brutal pela saída do treinador Ruben Amorim. Consideramos nós que João Pereira experienciou, verdadeiramente, o que é a Lei de Murphy: teve uma onda de lesões, que, desde que sou presidente deste clube, nunca tivemos.”
Para além da senda de lesões que aponta, Varandas refere ainda que as “arbitragens extremamente infelizes” também não contribuíram para o sucesso do técnico.
Em retrospetiva, prossegue o presidente dos ‘leões’, “João Pereira não conseguiu ser João Pereira” e não conseguiu que “a máquina montada continuasse a rolar exatamente à medida do ex-treinador".
“É um treinador que subiu a pulso a sua carreira"
Já Rui Borges, Frederico Varandas acredita que poderá “ser o Rui Borges”. O novo treinador dos ‘verdes e brancos’, revela, “estava no radar” leonino há mais de um ano.
“É um treinador que subiu a pulso a sua carreira. Fez a pulso toda a sua carreira, começando no modesto Mirandela, subindo por vários projetos, vários clubes cada vez mais exigentes e sempre, sempre com a sua ideia de jogo.”
O líder do emblema de Alvalade dirige rasgados elogios ao técnico de 43 anos e destaca a sua “não só a sua competência técnica e tática” como também o facto de ser um homem que lidera “pelo exemplo e pelo seu simples discurso”.
“Um homem que os seus homens seguem para onde ele diz para ir”, acrescenta.
Rui Borges chega ao Sporting proveniente do Vitória SC a troco de 4,1 milhões de euros.
Fica contratualmente ligado ao emblema verde e branco até junho de 2026, podendo o contrato ser renovado por mais uma época caso conquiste o campeonato.
Aos 43 anos, Rui Borges chega a um 'grande', após ter iniciado a temporada no Vitória SC, que segue no sexto posto, na sequência do quinto lugar conquistado ao serviço do Moreirense, tendo o transmontano de Mirandela treinado ainda clubes como o Académico de Viseu, a Académica, o Nacional, o Vilafranquense e o Mafra.
O treinador natural de Mirandela substitui, assim, João Pereira, que assumiu o comando técnico do Sporting em novembro, mas não dar continuidade ao bom momento dos ‘leões’.