Desporto

Roger Schmidt despedido do Benfica

Dois anos e três meses depois, chega ao fim a era Schmidt na Luz. A SIC sabe que os “encarnados” estão em negociações para contratar Leonardo Jardim.

FILIPE AMORIM

André de Jesus

O Benfica informou este sábado, num breve comunicado enviado à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), que “iniciou negociações com o treinador Roger Schmidt para a cessação do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos”.

Uma decisão que surge menos de 24 horas depois do empate a um golo em Moreira de Cónegos, o segundo jogo em quatro jornadas do campeonato em que os “encarnados” perderam pontos.

A direção liderada por Rui Costa teve hoje uma reunião em que um dos assuntos principais foi discutir o momento da equipa.

Em conferência de imprensa no Seixal, o presidente dos “encarnados” começou por garantir que Roger Schmidt “já não é o treinador do Benfica”. Afirmou que “este era o momento de trocar de treinador, face aos resultados e às exibições” recentes da equipa.

"Acreditámos e pensámos que era o melhor para o Benfica dar um voto de confiança [à equipa técnica], mas estas quatro jornadas indicaram o contrário", disse Rui Costa, que admitiu que “estava deslumbrado” quando renovou com o treinador até 2026, no fim da temporada 2022/23.

O presidente das “águias” deixou ainda um agradecimento ao treinador alemão “por todo o esforço e todo o trabalho que desenvolveu, pelos dois títulos e pela quantidade de jogadores que desenvolveu, formados na nossa casa”. Garantiu ainda que a ”relação humana" com Schmidt, que considerou “um grande homem”, “não foi minimamente beliscada”.

A SIC sabe que os “encarnados” já iniciaram negociações com o intuito de contratar Leonardo Jardim para o comando técnico da equipa. O treinador português está sem clube depois de, na última época, ter orientado o Al-Rayyan, do Qatar.

Questionado sobre a hipótese Leonardo Jardim, Rui Costa recusou avançar com nomes e assegurou apenas que está “a trabalhar no futuro do Benfica” e que “muito em breve” será conhecido o nome do novo treinador do Benfica.

No jogo de ontem, Rui Costa abandonou a tribuna logo após o golo do Moreirense e ainda antes do fim do jogo. A derrota foi evitada apenas aos 90+8 minutos com um golo de penálti da autoria de Marcos Leonardo.

A era Schmidt no Benfica

Roger Schmidt assumiu o comando técnico do Benfica em maio de 2022, num contrato válido por duas temporadas que foi renovado, no final da primeira época, por mais duas, até 2026.

Sem erguer qualquer troféu desde 2019, as “águias” sagraram-se campeãs nacionais pela 38.ª vez sob o comando do técnico germânico, além de terem conquistado a Supertaça, frente ao FC Porto, poucos meses depois.

A campanha na Liga dos Campeões 2022/23, em que o Benfica venceu um grupo com Paris Saint-Germain e Juventus antes de atingir os quartos de final, fase na qual foi eliminado pelo Inter Milão, reforçou ainda mais o estatuto de Schmidt entre as hostes benfiquistas, o que eventualmente conduziu à renovação.

Contudo, apesar da conquista da Supertaça, a temporada passada ficou muito aquém do expectável, desde logo com a quebra considerável na qualidade do futebol praticado pela equipa, aliada aos resultados na Liga dos Campeões, em que o Benfica caiu na fase de grupos (com quatro derrotas, uma vitória e um empate) e foi relegado para a Liga Europa, sendo eliminado nessa competição nos quartos de final, pelo Marselha.

Na anterior edição da I Liga, em que somaram 25 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, as “águias” terminaram em segundo lugar, a 10 pontos do campeão Sporting, tendo ainda sido eliminadas nas meias-finais da Taça de Portugal, pelo rival lisboeta, e da Taça da Liga, pelo Estoril Praia. Pelo meio, sofreram uma das mais pesadas derrotas dos últimos anos, em casa de outro rival, o FC Porto, por 5-0, em março.

Nesta nova temporada, o nível exibicional da equipa não registou qualquer evolução e a contestação ao treinador ganhou contornos ainda maiores, particularmente após o encontro com o Moreirense, que ditou o ponto final na ligação de Schmidt ao Benfica.

Com Lusa

Últimas