Desporto

Gareth Southgate deixa comando técnico da seleção inglesa

O técnico deixou uma mensagem na qual agradeceu o apoio da estrutura, da equipa técnica com a qual trabalhou e dos adeptos. Southgate esteve quase oito anos no comando da seleção e cumpriu 102 jogos. Foi finalista das duas últimas edições do campeonato da europa, tendo saído derrotado.

Lisi Niesner

Rita de Sousa

SIC Notícias

Depois de quase oito anos à frente do comando técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate está de saída. O selecionador britânico, que levou a equipa duas vezes consecutivas à final do Campeonato Europeu de Futebol, anunciou esta terça-feira que vai deixar o cargo. 

“Como inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e dirigir a Inglaterra. Significou tudo para mim e dei o meu melhor. (...) Mas é altura de mudar e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi o meu último jogo como selecionador de Inglaterra”, afirmou em comunicado. 

O técnico deixou uma mensagem na qual agradeceu o apoio da estrutura, da equipa técnica com a qual trabalhou e dos adeptos. “Tive o privilégio de liderar um grande grupo de jogadores em 102 jogos. Cada um deles teve o orgulho de envergar os três leões na camisola e foram um crédito para o seu país de muitas formas.”

O selecionador sai aos 53 anos, contemplando 102 no currículo. Na final do Campeonato, Inglaterra acabou por perder contra a Espanha por duas bolas a uma, repetindo o mesmo falhanço que a equipa teve em 2021, quando foi derrotada por Itália nos penáltis.

 A Federação Inglesa de Futebol (FA) já informou que "o processo de escolha do sucessor de Southgate está em curso".

"Pretendemos ter um novo selecionador confirmado tão depressa quanto possível. A campanha da Liga das Nações começa em breve e teremos uma solução interina se for necessário", garantiu Mark Bullingham, diretor executivo da FA.
Últimas