Desporto

Coates sai do Sporting para regressar ao Uruguai

Chegou ao Sporting na época 2015/16, emprestado pelo Sunderland, e acabou por ficar mais oito épocas em Alvalade. O defesa central uruguaio assumiu a braçadeira de capitão do Sporting em 2020, com a saída de Bruno Fernandes.

RODRIGO ANTUNES

SIC Notícias

Sebastián Coates vai regressar ao Nacional, clube do principal escalão do Uruguai no qual se formou. Coates, de 33 anos, irá assinar um contrato válido até dezembro de 2025.

O Sporting anunciou, este sábado de manhã, que o central e capitão Sebastián Coates está de saída do clube, ao fim de nove épocas.

Coates chegou ao Sporting na época 2015/16, emprestado pelo Sunderland, e acabou por ficar mais oito épocas em Alvalade, num total de 369 jogos realizados.

De leão ao peito, conquistou dois campeonatos nacionais, uma Supertaça, uma Taça de Portugal e quatro Taças da Liga.

Na rede social X (ex-Twitter), o Sporting Clube de Portugal partilhou uma mensagem de agradecimento a Sebastián Coates.

O defesa central uruguaio, vencedor da Copa América em 2011, começou por jogar no Sporting em 2015/16, assinando, depois, em 2017/18, contrato com os 'leões', no qual foi, invariavelmente, primeira opção para o eixo da defesa.


Assumiu a braçadeira de capitão do Sporting em 2020, com a saída de Bruno Fernandes para o Manchester United, já depois de ser o 'patrão' da defesa 'leonina', tendo sido decisivo na conquista do título 2020/21, o primeiro sob o comando de Rúben Amorim, ao marcar cinco golos, na sua época mais produtiva em Portugal.


O contrato de Coates era renovável automaticamente após o seu termo em 30 de junho de 2024, mas detinha uma cláusula de regresso ao Uruguai, e ao Nacional, ao serviço do qual cumpriu a formação e conquistou três campeonatos 'celestes', em 2008/09 e 2010/11 e 2011/12, incluindo esta última em que rumou aos ingleses do Liverpool.

Com Lusa

Últimas