João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, é o árbitro do dérbi de terça-feira entre o Benfica e o Sporting, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, informou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro de Vila Nova de Famalicão, de 36 anos e internacional desde 2016, estará apenas pela segunda vez na sua carreira num jogo entre 'águias' e 'leões', apesar de já ter arbitrado um total de 11 jogos entre os três grandes.
No jogo no Estádio na Luz (20:45), da segunda mão e depois de os 'leões' terem vencido o primeiro por 2-1, João Pinheiro terá como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, Fábio Veríssimo como quarto árbitro e Hugo Miguel no videoárbitro, assistido por Pedro Martins (AVAR).
Este será o segundo jogo 'grande' com o Benfica em menos de um mês para João Pinheiro, que arbitrou pela última vez os 'encarnados' na goleada sofrida em 3 de março diante do FC Porto, no Estádio do Dragão (5-0), na I Liga.
João Pinheiro esteve apenas em mais dois jogos do Benfica na presente temporada, nomeadamente na vitória em casa diante também do FC Porto (1-0) e num triunfo em casa do Gil Vicente (3-2), ambos no campeonato.
Em relação ao Sporting, apenas esteve esta temporada na derrota dos 'leões' em Guimarães (3-2), num jogo em dezembro em que a equipa lisboeta se queixou do desempenho de João Pinheiro, com o presidente do clube, Frederico Varandas, a criticar o árbitro.
"Não há um sportinguista que não esteja traumatizado quando vê João Pinheiro", disse na ocasião o dirigente, o que lhe valeu uma participação ao Conselho de Disciplina da FPF.
Em dérbis, João Pinheiro apenas arbitrou um jogo, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga de 2022/23, no empate entre Sporting e Benfica (2-2), no Estádio José de Alvalade.
O árbitro de Braga contabiliza ainda sete jogos entre Sporting e FC Porto (três vitórias dos 'dragões', uma vitória dos 'leões' e três empates) e três entre Benfica e FC Porto (duas vitórias das 'águias' e uma dos 'dragões').
O dérbi de terça-feira na Luz entre Benfica e Sporting é o primeiro da semana, com as duas equipas a voltarem a encontrar-se no sábado, em jogo da 28.ª jornada da I Liga, este a disputar no Estádio José de Alvalade.
Para a outra meia-final entre Vitória SC e FC Porto, que tem a primeira mão, em Guimarães, agendada para quarta-feira às 20:15, o árbitro será Nuno Almeida (AF Algarve), que terá como assistentes Pedro Felisberto e Hugo Ribeiro. Manuel Oliveira será o quatro árbtrio e no VAR estará André Narciso, assistido por Vasco Marques (AVAR).