Desporto

Portugal perde com Argentina na final da Taça das Nações de hóquei em patins

Na reedição da final do campeonato do Mundo de 2022, que também sorriu aos argentinos, Portugal entrou a vencer, mas consentiu a reviravolta e, depois, esteve sempre em desvantagem.

Seleção Nacional de hóquei em patins
Catarina Maria

Lusa

A seleção portuguesa de hóquei em patins falhou este domingo a conquista da Taça das Nações, em Montreux, na Suíça, ao perder por 5-2 com a Argentina, que arrecadou o troféu pela quinta vez.

Na reedição da final do campeonato do Mundo de 2022, que também sorriu aos argentinos, Portugal entrou a vencer, mas consentiu a reviravolta e, depois, esteve sempre em desvantagem, falhando a conquista do 20.º cetro em Montreux, que recebeu o torneio cinco anos depois da última edição.

Aos sete minutos, Hélder Nunes adiantou Portugal, numa jogada combinada com João Rodrigues, que fixou um defesa para permitir ao camisola 78 marcar o primeiro, mas o jogador do Sporting Facundo Bridge empatou três minutos depois.

Danilo Rampulla, do Óquei de Barcelos, consumou a reviravolta, aos 13 minutos, e pressionou os lusos, que foram para o intervalo a perder na terceira final seguida na competição, depois da derrota em 2017 e do triunfo em 2019.

Lucas Ordóñez, do Benfica, ampliou a vantagem argentina no segundo minuto da segunda parte, mas João Rodrigues reduziu, quatro minutos depois, antes de Facundo Navarro, um dos destaques da Oliveirense, recolocar a diferença nos dois golos.

Sem conseguir fazer frente ao domínio 'albiceleste', a equipa portuguesa acabou por sofrer um quinto tento, no 'bis' de Ordóñez, a 11 minutos do fim, confirmando a supremacia no torneio, que conquista pela primeira vez desde 2017, vingando ainda a derrota na final de 2019.

Antes, após desempate por grandes penalidades (2-1, depois de 4-4 no tempo regulamentar e 5-5 após prolongamento), a França ficou com o terceiro lugar, ao bater a Itália, confirmando o estatuto de surpresa do torneio.

A Espanha bateu Angola por 5-4 e ficou com o quinto posto, enquanto o sétimo foi para a Suíça, que bateu o clube helvético Montreux HC, anfitrião da prova, por 6-3.

Últimas