O FC Porto nunca saiu vencedor de uma partida disputada em Inglaterra para as competições europeias, mas esta terça-feira isso pode mudar. Os 'dragões' deslocam-se ao terreno do Arsenal para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, um encontro que está ao alcance dos únicos representantes lusos na prova milionária, segundo Pedro Fatela, comentador da SIC.
A tarefa afigura-se difícil, mas não impossível. Como podem os 'azuis e brancos' vencer o Arsenal? "Tendo a estratégia e a mentalidade certa", atira o comentador, que acrescenta que a fórmula do sucesso passa por "replicar" aquilo que os comandados de Sérgio Conceição fizeram na primeira mão da eliminatória, no Estádio do Dragão:
"Grande organização coletiva, uma equipa muito curta, muito compacta, sempre a jogar em bloco a não permitir ao Arsenal ter tempo para pensar no seu jogo entre linhas e, se isso acontecer, o FC Porto vai conseguir recuperar bola e vai conseguir sair em contra-ataque e aproveitar o espaço que existe na equipa do Arsenal, porque o Arsenal ataca com muitos jogadores, por vezes desposiciona-se, desorganiza-se, arrisca e o FC Porto tem jogadores que podem aproveitar esse momento".
Por outro lado, Pedro Fatela indica que os 'dragões' têm de entrar em campo com "agressividade, intensidade e, acima de tudo, coragem"
Destaca a "grande" capacidade que Sérgio Conceição e os seus atletas têm em "quebrar o ritmo e criar frustração no adversário", principalmente na montra europeia.
O comentador acredita que "se não existir espaço e se as coberturas estiverem próximas", o FC Porto vai "ter sempre a capacidade de controlar" e de ganhar as segundas bolas.
Arsenal vai “ter bola e iniciativa”
Relativamente ao líder da Premier League (Liga Inglesa), Pedro Fatela diz que os britânicos vão ter bola e iniciativa.
"Joga com paciência em ritmo mais lento e em espera, mas também tem capacidade de acelerar o jogo, de fazer um contra um, portanto o FC Porto vai ter de fazer uma exibição muito completa, muito concentrada durante 90 minutos ou, porventura, até no prolongamento e, se assim for, tem possibilidade de passar", defende.
Mikel Arteta, técnico dos ingleses, já perspetivou que o Arsenal terá de "apostar nos momentos que pode controlar". O comentador da SIC considera que o treinador pretende que os seus jogadores não repitam os erros do jogo no Dragão, onde, por vezes, "desconcentraram-se e focaram-se mais no adversário e no árbitro do que propriamente na própria equipa".
O espanhol também apelou à presença em massa dos adeptos dos 'gunners' no Emirates. Pedro Fatela acredita que o forte apoio à equipa da casa não irá interferir no jogo do FC Porto, até porque "neste nível os jogadores já estão habituados a este tipo de ambientes".
"A concentração será total. Não será um problema o apoio que poderá existir à equipa do Arsenal. Agora, para o lado Arsenal ter o apoio do seu estádio e o entusiasmo dos seus adeptos poderá ser positivo. Do lado do FC Porto penso que não vai influenciar", sublinha.
Galeno chamado por Dorival Júnior
Por fim, aborda ainda a chamada de Galeno à Seleção brasileira. O comentador apelida o atleta dos 'dragões' de "senhor Champions" devido às grandes exibições que tem rubricado na liga milionária e
lembra que se o jogador decidir representar os 'canarinhos' não poderá ser elegível por Roberto Martínez para a Seleção Nacional.
"Relativamente a Portugal, parece-me que seria um jogador que poderia acrescentar, mas temos jogadores muito bons na posição de Galeno, portanto não será um problema", remata.
O encontro entre as duas equipas joga-se no Emirates Stadium, em Londres, a partir das 20:00 desta terça-feira.