O site Sportico – especializado em negócios desportivos - elaborou a lista dos atletas mais bem pagos do mundo em 2023, onde só um português está presente.
Futebol, basquetebol, futebol americano, golfe e o automobilismo são os deportos presentes neste ranking, que conta com personalidades bem conhecidas, tais como Cristiano Ronaldo, Messi, Lebron James, Tiger Woods ou Verstappen.
O Sportico teve em consideração os rendimentos auferidos pelos desportistas durante todo o ano de 2023 e contabilizou salários, prémios de prestação, bónus, prémios de assinatura e patrocínios.
Sem grandes surpresas, Cristiano Ronaldo, atualmente ao serviço dos sauditas do Al Nassr, encabeça a lista com 275 milhões de dólares (255 milhões de euros) recebidos no ano passado.
O segundo posto é ocupado pelo golfista espanhol Jon Rahm, que faturou 203 milhões (188 milhões de euros), e o pódio fica completo com Lionel Messi, que arrecadou 130 milhões de dólares (120 milhões de euros).
O ranking elaborado pela Sportico estende-se até à 100.ª posição, no entanto nenhuma mulher figura nos 100 primeiros lugares. A tenista Coco Gauff foi a desportista que mais dinheiro recebeu no ano passado, tendo amealhado 22,7 milhões de dólares (21,1 milhões de euros).
Os 100 atletas mais bem pagos do mundo auferiram no ano que passou, em conjunto, 5,4 biliões de dólares (cerca de 5,1 biliões de euros).