O Sporting venceu esta quinta-feira por 3-0 na receção ao Sturm Graz, na sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Já com o apuramento para o playoff da competição assegurado, Rúben Amorim operou sete mexidas na equipa inicial em comparação à derrota com Vitória de Guimarães para o campeonato.
A formação de Alvalade queria mostrar que esse desaire na "Cidade Berço" fazia parte do passado, e logo aos 47 segundos de jogo esteve muito perto de se colocar na frente. Nuno Santos apareceu com espaço sobre a esquerda e a rematou cruzado para uma grande defesa de Scherpen.
Apesar de várias tentativas durante a primeira parte, o tão almejado golo dos leões surgiu a cinco minutos do intervalo: Nuno Santos, novamente na jogada, lançou Matheus Reis, que ultrapassou Lavalée e cruzou rasteiro para Viktor Gyökeres, que encostou para abrir a contagem no marcador. Os verdes e brancos iam para o descanso na frente.
Para o início do segundo tempo, Amorim fez três alterações, colocando Gonçalo Inácio, Morita e Edwards para as posições de Matheus Reis, Hjulmand e Gyökeres.
E foi mesmo dos jogadores “mais frescos” que surgiu o segundo tento leonino. Aos 61 minutos, Marcus Edwards e Gonçalo Inácio formaram uma parceria bem sucedida: canto batido pelo inglês e o internacional português desviou de cabeça para o fundo das redes austríacas.
Dez minutos mais tarde, surge o terceiro golo do Sporting. Num lance tirado a papel químico do segundo, Marcus Edwards bateu novamente um canto à direita e Gonçalo Inácio antecipou-se à defesa adversária e cabeceou para o 3-0.
Após este triunfo, a formação de Alvalade terminou a fase de grupos da Liga Europa na segunda posição do grupo D, com 11 pontos, menos três do que os italianos da Atalanta e mais sete do que o Sturm Graz, que “desce” à Liga Conferência, e do que os polacos do Raków.