O FC Porto pode tornar-se esta quarta-feira na única equipa portuguesa a seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, bastando-lhe um empate na receção aos ucranianos do Shakhtar Donetsk para se apurar.
Em jogo da sexta e última jornada do Grupo H da Liga 'milionária', as duas equipas partem com os mesmos nove pontos na 'poule', mas o FC Porto tem a vantagem de ter vencido o Shakhtar fora no primeiro jogo (3-1), sendo o confronto direto o primeiro critério de desempate caso exista uma igualdade de pontos.
A equipa que falhar a qualificação para os 'oitavos' já sabe que tem garantida a continuidade nas provas europeias, uma vez que está assegurada a presença na Liga Europa.
No mesmo grupo, os espanhóis do FC Barcelona, que já garantiram o apuramento para a fase seguinte da Champions, somam 12 pontos e vão defrontar os belgas do Antuérpia, equipa afastada das contas e ainda não pontuou.
O jogo entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk está agendado para as 20:00, no Estádio do Dragão, e vai ter arbitragem do romeno István Kovács.
Na terça-feira, o Sporting de Braga foi relegado para a Liga Europa, depois de perder em casa dos italianos do Nápoles 2-0, sendo que necessitava de vencer por dois de diferença para se apurar, enquanto o Benfica, já sem possibilidades de seguir na Champions, acabou também na Liga Europa, ao vencer 3-1 em casa do Salzburgo, resultado que lhe permitiu superar os austríacos na classificação.
"É uma final e nós damo-nos bem com finais"
O treinador do FC Porto admitiu esta terça-feira que o jogo com o Shakhtar Donetsk tem uma pressão extra, ainda assim reconheceu que a equipa "lida bem com finais".
"É uma final e nós damo-nos bem com finais, mas é uma final nesta competição. Segunda-feira, teremos uma final para o campeonato [com o Sporting] e assim sucessivamente. Vivemos sempre de finais neste clube. Qualquer ponto perdido no campeonato, atrasamo-nos. Perdemos um jogo na Amoreira e ficámos fora da Taça da Liga. Na Taça de Portugal, se perdermos, será assim também", começou por dizer Sérgio Conceição.
O técnico reconheceu que um FC Porto ao melhor nível será capaz de fazer as "coisas correrem bem" na derradeira jornada do Grupo H.