Desporto

Com os Jogos Olímpicos à porta, Coreia do Sul quer enviar atletas para centro de treino militar

De acordo com algumas associações desportivas coreanas, o comité aconselhou-as na semana passada a enviar atletas para o acampamento do Corpo de Fuzileiros Navais na cidade portuária de Pohang, para três dias de treino.

STEPHANIE LECOCQ

Lusa

O comité olímpico da Coreia do Sul pretende enviar atletas para um centro de treino militar para aumentar a resistência mental para Paris 2024, uma medida que tem sido criticada como ultrapassada e regressiva, foi anunciado esta quinta-feira.

De acordo com algumas associações desportivas coreanas, o comité aconselhou-as na semana passada a enviar atletas para o acampamento do Corpo de Fuzileiros Navais na cidade portuária de Pohang, para três dias de treino. Cerca de 320 atletas são esperados no campo de treino, disseram, esta quinta-feira, representantes do comité.

As associações desportivas já pediram aos seus atletas que fizessem treinos de estilo militar antes de grandes eventos desportivos, mas é a primeira vez que o comité olímpico o recomenda, acrescentaram.

Ideia terá surgido após pódio nos Jogos Asiáticos

A adoção desta medida terá surgido nos Jogos Asiáticos na China, em outubro, quando a Coreia do Sul terminou em terceiro lugar na contagem de medalhas de ouro, atrás do país anfitrião e do Japão.

Após os Jogos Asiáticos, o chefe do comité olímpico, Lee Kee-Heung, apresentou a ideia deste tipo de treino e disse que os atletas seriam acompanhados por altos funcionários, incluindo ele mesmo, de acordo com relatos dos órgãos de comunicação social sul-coreanos.

Entretanto, mensagens a criticar o plano do comité olímpico inundaram as redes sociais e sítios da Internet sul-coreanos.Os detalhes do acampamento previsto para decorrer de 18 a 20 de dezembro, em Pohang, ainda estão em discussão entre o comité olímpico e o Corpo de Fuzileiros Navais da Coreia.

Últimas