Desporto

Já está! Golos de Ramos e Ronaldo garantem presença de Portugal no Euro 2024

Com sete vitórias em sete jogos, os comandados por Roberto Martínez venceram a formação eslovaca e marcarão presença no Campeonato da Europa, que decorrerá na Alemanha, no próximo ano.

Carlos Rodrigues / Getty Images

Rafael Carvalho Ferreira

A Seleção Nacional venceu esta sexta-feira a Eslováquia, por 3-2, no Estádio do Dragão, e garantiu assim a presença no Campeonato da Europa de 2024.

Para este encontro, Roberto Martínez fez quatro alterações relativamente à goleada imposta ao Luxemburgo: Gonçalo Inácio, Nélson Semedo, Danilo Pereira e Diogo Jota saíram do onze para darem lugar a António Silva, João Cancelo, João Palhinha e Cristiano Ronaldo.

Portugal entrou com vontade de carimbar o apuramento para o Euro 2024, e pressionou logo nos primeiros instantes da partida. Ronaldo, que cumpriu neste jogo 200 internacionalizações, esteve muito perto de colocar a “equipa das quinas” na frente do marcador.

Aos 18 minutos, Bruno Fernandes cruzou na perfeição para o cabeceamento de Gonçalo Ramos, que abriu a contagem no Dragão.

Dez minutos depois, Vavro levou o braço à bola após um cruzamento de Leão para Ramos. Penálti assinalado a favor da formação portuguesa e 2-0 no resultado, após o “Capitão Cristiano” converter o castigo máximo.

No segundo tempo, aos 69 minutos, Hancko reduziu para a Eslováquia, ao rematar de fora da área, com a bola a desviar ainda em António Silva e a trair o guarda-redes Diogo Costa.

Três minutos depois, Bruno Fernandes, pela direita, cruzou rasteiro ao segundo poste e Ronaldo apareceu para finalizar, e aumentar a vantagem lusa no encontro.

Mas aos 80 minutos, Lobotka rematou de fora de área, não dando hipótese de defesa a Diogo Costa, e deixou algum nervosismo nos adeptos portugueses presentes nas bancadas.

Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do grupo J e garantiu assim a nona presença na fase final de Campeonato da Europa de futebol, depois das participações em 1984, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020.

A Seleção Nacional junta-se à Alemanha (anfitriã), Bélgica e França ao lote de países já qualificados para a competição que decorrerá em 2024.

Últimas