Desporto

Com duas baixas para a Atalanta, Amorim confirma Coates para o encontro

O Sporting recebe os italianos da Atalanta na quinta-feira, a partir das 17:45, em duelo de líderes do grupo D à entrada para a segunda jornada da Liga Europa, no Estádio José Alvalade.

MANUEL DE ALMEIDA

SIC Notícias

O treinador do Sporting, Ruben Amorim, expressou esta quarta-feira a dificuldade em entender taticamente os italianos da Atalanta, o que tornou os treinos para a segunda jornada do Grupo D da Liga Europa "mais confusos".

"Para mim, o que é difícil é a forma de jogar e não a consigo explicar aos jogadores. Vai ser um jogo divertido, mas vamos ser melhor equipa amanhã [quinta-feira] porque são uma equipa muito difícil de perceber. Se percebermos a Atalanta, será um passo muito bom para a nossa equipa", apontou o treinador da turma 'verde e branca', de 38 anos.

Desta forma, Amorim reforçou os elogios ao adversário, que destaca como uma equipa "muito bem trabalhada taticamente, difícil de entender no padrão ofensivo e, defensivamente, muito agressiva, a defender homem a homem", o que obriga a turma lisboeta a "sofrer e a ser fortes a atacar, para criar muitos problemas" aos transalpinos.

"Acho que não há favoritos. A Atalanta joga num campeonato mais competitivo do que o nosso. Jogou agora contra a Juventus e foi a equipa mais dominadora e mais perto da vitória. Não quero dar favoritismo à Atalanta, mas nós também não temos favoritismo no jogo. São duas equipas com ADN de vencer e não há favoritos aqui", disse o técnico.

O capitão leonino Sebastián Coates está recuperado da lesão sofrida no último jogo e pode ser opção para esta partida, revelou ainda Ruben Amorim, que, por outro lado, não poderá contar com o central St. Juste e o avançado Trincão, que deixou 'arrastar' uma lesão sem contar a ninguém.

Já do lado da Atalanta, o treinador dos italianos, Gian Piero Gasperini, considerou que a maior qualidade do Sporting é a capacidade e rapidez ofensivas, prevendo equipas "bem organizadas" no encontro.

"O Sporting é uma equipa bem organizada e que não tem pontos fracos, estou seguro disso. A maior qualidade é a capacidade e rapidez ofensiva. É claro que surgem mais em evidência os atacantes, que determinam o resultado, mas trata-se de uma equipa compacta. Vamos ter um jogo entre duas equipas bem organizadas", disse o treinador.


O técnico da formação transalpina indicou também que, na teoria, os 'leões' são indicados como "a equipa mais forte e favorita", mas a Atalanta procurará inverter a previsão no encontro.

"Nunca se assina por um empate. As partidas são jogadas dentro de campo. Temos de disputar o jogo, procurando fazer o melhor que pudermos, para depois poder recolher todos os frutos possíveis. Raramente estes jogos acabam com um empate", enalteceu.

A Atalanta defrontou a Juventus no último fim de semana (0-0) e Gian Piero Gasperini comparou a equipa de Turim e o Sporting "em termos de nível de dificuldade", tendo ainda realçado o sistema tático sportinguista, idêntico ao que já usaram noutros anos.

"O Sporting aplica uma tática semelhante à que aplicámos durante as primeiras épocas na Europa. Éramos uma novidade como esquema de jogo e, agora, temos um esquema muito mais comum. É uma equipa que tem técnica, joga um futebol rápido e ofensivo. É um dogma que têm e, claro, os resultados falam por si", expressou o técnico italiano.

O Sporting recebe os italianos da Atalanta na quinta-feira, a partir das 17:45, em duelo de líderes do grupo D à entrada para a segunda jornada da Liga Europa, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com a arbitragem do espanhol Alejandro Hernández.

Últimas