Desporto

Neemias Queta e Ticha Penicheiro apadrinham novos campos de basquetebol

Numa fusão entre arte e desporto, foram reabilitados campos de basquetebol no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, com vista para o Tejo. São apadrinhados pelos ícones portugueses da modalidade.

SIC Notícias

Começaram em campos como estes, entre amigos, com o sonho comum de um dia jogarem nos mais prestigiados pavilhões da América. Lá chegaram Ticha Penicheiro e Neemias Queta.

Em Monsanto, mais do que para homenagear os nomes portugueses maiores do basquetebol, os campos foram reabilitados para inspirar os mais jovens a seguirem-lhes os passos.

“Ter este tipo de iniciativa, com a minha cara no centro de Lisboa, acho que vai trazer um novo apelo e diferente à comunidade do basquete, para que possamos todos continuar a evoluir”, afirma Neemias Queta.


“Espero que seja incentivo para a juventude, rapazes e raparigas, começarem aqui a desenvolver os sonhos que eu também desenvolvi quando tinha a idade deles. É importante nós termos estes campos de rua, não é preciso ninguém abrir com uma chave, basta trazer a bola”, diz Ticha Penicheiro.

De férias, antes de regressar a Sacramento para a nova época, Neemias antecipa a temporada, já com contrato renovado com os Sacramentos Kings.

"É um ano de muito mais trabalho. Sei que ainda tenho algumas lacunas, quero continuar a evoluir e ser um jogador mais perfeito possível. Mas não tirando o mérito destes ultimos dois anos. Consegui evoluir bastante, trabalhei imenso na Gleague e na equipa principal, conseguir ganhar outra confiança no meu jogo e acho que estou mais confiante do que nunca para esta nova época", conta o jogador da NBA.

Portugal “quer mais” atletas no topo

De volta à Monsanto, os campos são inaugurados e é tempo de os experimentar. O vereador do desporto de Lisboa dá o exemplo.

"A Ticha e o Neemias são os nossos primeiros atletas a chegar a NBA mas queremos mais. Esperamos que, com a recuperação deste campo e de outros que estão planeados, não só para o basquete, mas para o vólei e futebol, que os nossos jovens tenham espaço", afirma Ângelo Pereira.

A renovação dos campos foi feita em parceria com o projeto Art Dunk, uma fusão entre a arte e o desporto,

Últimas