Desporto

“É sempre bom treinar os melhores”: Luís Castro elogia Ronaldo após vitória no Algarve

O novo treinador do Al Nassr falou à comunicação social após o triunfo da equipa saudita sobre o Alverca, no Algarve, e abordou a forma como potenciará as qualidades do internacional português.

LUÍS FORRA

Lusa

SIC Notícias

Os sauditas do Al Nassr, com Luís Castro em estreia no banco, mas ainda sem Cristiano Ronaldo, venceram hoje (2-0) o Alverca, da Liga 3 de futebol, no primeiro de quatro jogos particulares marcados para o Algarve. O técnico português disse no final do encontro que será um "prazer" orientar na equipa saudita o compatriota Cristiano Ronaldo, que elogiou como uma referência que "vai ficar na história do futebol".

Em Albufeira, o brasileiro Anderson Talisca foi a principal figura da equipa asiática, servindo Abdulfattah Adam para o golo inaugural, aos oito minutos, e assinando o segundo tento (59), contribuindo para o sucesso do treinador português no seu primeiro teste pelo Al Nassr, pelo qual assinou por duas épocas depois de ter deixado o Botafogo, líder da liga brasileira.

Mais de 1.500 pessoas deslocaram-se ao Estádio Municipal de Albufeira à espera de ver Cristiano Ronaldo, mas as suas expectativas saíram 'furadas', uma vez que o internacional português ainda não está integrado no grupo que estagia desde dia 3 no Algarve e nem sequer foi visto na bancada.

Ronaldo deve juntar-se ao grupo esta semana

Segundo a assessoria de imprensa do clube saudita, Cristiano Ronaldo, à semelhança do reforço croata Brozovic, deverá apresentar-se para o trabalho de campo esta semana, antes do jogo particular com o Farense, marcado para sexta-feira.

O português gozou de um período mais prolongado de férias, depois de ter estado envolvido nos compromissos da seleção, no final da temporada passada, com vitórias de Portugal sobre Bósnia-Herzegovina (3-0) e Islândia (1-0) no apuramento para o Euro2024.

Além do novo treinador, apenas Anderson Talisca era uma 'cara' já conhecida dos adeptos portugueses, em virtude da sua passagem pelo Benfica (entre 2014 e 2016), e bastaram oito minutos para o médio-ofensivo brasileiro isolar Abdulfattah Adam para o primeiro golo da noite.

O Alverca foi melhorando à medida que a primeira parte prosseguiu, registando várias oportunidades de golo até ao intervalo, três delas evitadas pelo guardião Nawaf com grandes defesas.

No segundo tempo, a equipa da Arábia Saudita elevou a contagem aos 59 minutos, por Anderson Talisca, aproveitando um erro de Pedro Venaque, após combinação com Sami Al-Najei.

“É sempre bom treinar os melhores do mundo”

Luís Castro falou aos jornalistas após a vitória do Al Nassr e abordou a futura relação com Cristiano Ronaldo.

"É sempre bom treinar os melhores do mundo. Ele está nesse lote, como homem que vai ficar na história do futebol. Portanto, será um prazer trabalhar com ele, como com todos os outros que o acompanham. A equipa é feita de um conjunto de jogadores que têm dentro dela algumas referências por aquilo que trabalham, pela forma como jogam, pela forma como comunicam e pela forma como se comportam. Ele é uma dessas pessoas", destacou o técnico, questionado sobre o internacional português.

Sobre a forma como potenciará as qualidades do internacional português, de 38 anos, o treinador ressalvou que "os jogadores são potenciados pela equipa onde estão inseridos, pelo contexto", e que Cristiano Ronaldo vai ajudar e beneficiar desse contexto.

"Ele faz parte de um contexto, em que ele vai ajudar o contexto e o contexto vai ajudá-lo a ele, de certeza absoluta", frisou Castro, que assinou por duas épocas com o Al Nassr.

A saída do Botafogo

Cristiano Ronaldo deverá integrar o grupo esta semana, antes do jogo particular com o Farense, marcado para sexta-feira, no Estádio Algarve. Em relação à forma como deixou o Botafogo, líder da liga brasileira, o treinador português garantiu que a decisão foi exclusivamente sua.

"O que é fundamental para aceitarmos trabalho é analisarmos as solicitações que nos chegam e percebermos o que é bom para o clube onde estamos, o que é bom para o clube onde vamos e o que é bom para nós. E, felizmente, ao longo da vida, habituei-me a decidir por mim. Nunca entreguei as minhas decisões a ninguém, sempre decidi em consciência e foi isso que fiz mais uma vez", disse.

Luís Castro assegurou que deixou atrás de si "uma construção feita com muito empenho e dedicação" e que o Botafogo está bem encaminhado para conquistar o título.

"Penso que o Botafogo, neste momento, é um candidato sério, senão o maior candidato ao título, e está a dar passos muito seguros para isso. É aquilo que senti que estavam a fazer e que o meu trabalho ali estava feito", sustentou.

Objetivo é "ser campeão"

O objetivo no Al Nassr é "ser campeão", declarou, numa liga onde também vai encontrar outros treinadores portugueses.

"Já o era no Brasil, tinha vários [treinadores portugueses] e agora vai ter vários outra vez. Não é interessante porque são treinadores portugueses, é interessante porque têm competência para treinar as equipas onde estão e são adversários muito fortes", finalizou, sem querer comentar o eventual interesse do clube saudita no portista Otávio.

Depois do jogo com o Farense, o Al Nassr disputa ainda o Troféu do Algarve, defrontando os espanhóis do Celta de Vigo (17 de julho) e o Benfica (20), ambas as partidas no Estádio Algarve.

Últimas