Esta tarde, Portugal tem encontro marcado com a Islândia. É mais uma partida a contar para o apuramento do Europeu 2024. Para o Comentador da SIC, Pedro Fatela, Roberto Martínez deveria aumentar a aposta em jogadores mais novos.
Roberto Martínez já afirmou que há margem para melhorar e falou nas ligações e decisões. Para Pedro Fatela, Portugal deve agarrar nestes jogos mais acessíveis para melhorar e aprimorar o seu sistema tático.
"Olhando para os resultados extraordinários, é preciso olhar para as exibições, a Seleção mudou o seu sistema com três centrais e ainda se esta a adaptar para ser mais rápida. Portugal tem de aproveitar estes jogos para melhorar", explica Pedro Fatela.
Deste ponto de vista, Pedro Fatela considera que é preciso tempo e paciência para os jogadores se adaptarem às novas ideias.
"Esta seleção da Islândia está muito longe da que era a de 2016, mas ainda é uma seleção muito física. Roberto Martínez tem de construir as melhores ligações no corredor lateral, na dupla a jogar à frente, no meio campo, portanto há aqui um trabalho que se vai fazendo ao longo do tempo para perceber quais são as melhores relações entre jogadores", explicita o comentador de desporto da SIC.
No entanto, ainda existem dúvidas sobre as escolhas do já não tão novo selecionador português, como a ausência de aposta em jogadores como Rafael Leão.
"É uma questão que todos temos de refletir sobre, pensar que Rafael Leão é um dos melhores avançados do mundo, um jogador que vale 100 milhões de euros e praticamente não é utilizado, Martinez tem de ter atenção à gestão emocional do grupo. Cristiano Ronaldo da minha perspetiva já não é indiscutível e tem de dar espaço aos jogadores mais jovens"
O capitão da seleção atinge esta terça-feira um marco histórico: 200 jogos pela Seleção, o que equivale a 10 jogos por ano em média.
"Ronaldo, além da questão futebolística, um dos maiores legados de Ronaldo é a capacidade de treinar, recuperar, ter uma boa alimentação e ser um verdadeiro profissional", elogia.
Campeonato do Mundo
Já a Seleção feminina começou a preparação para o Mundial. As 23 jogadoras convocadas por Francisco Neto realizaram exames médicos e esta terça-feira vão ter duas sessões de treino. Até 10 de julho, a equipa estará na Cidade do Futebol.
Como se prepara para um primeiro campeonato do mundo?
"Acima de tudo há uma preparação psicológica muito importante, estas jogadoras vão experimentar algo pelo qual nunca passarão e o primeiro jogo com os Países Baixos é uma autêntica final", afirma.
Os próximos desafios
O Islândia-Portugal, da quarta jornada do Grupo J de qualificação para o Euro 2024, está agendado para as 18:45 (19:45 em Lisboa) de terça-feira e terá arbitragem do alemão Daniel Siebert.
A equipa das “quinas” lidera o grupo com nove pontos, seguida da Eslováquia, que tem sete, e do Luxemburgo, com quatro. Bósnia e Islândia seguem com três, enquanto o Liechtenstein ainda não pontuou.
Os dois primeiros colocados do agrupamento qualificam-se para a fase final do Euro 2024, que vai decorrer na Alemanha.
No Mundial 2023 das seleções femininas, o primeiro jogo de Portugal é a 23 de julho, às 8:30 de Portugal. O campeonato realiza-se na Austrália e Nova Zelândia.