Desporto

Portugal já tem novo selecionador

Será o terceiro estrangeiro a orientar a seleção, depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari.

FPF

Ana Rute Carvalho

O treinador espanhol Roberto Martínez foi apresentado esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, como novo selecionador nacional.

O técnico espanhol, de 49 anos, foi apresentado pelo presidente Fernando Gomes, que agradeceu o “entusiasmo e ambição com que recebeu o convide” da Federação Portuguesa de Futebol.

O técnico assinou um contrato válido até 2026.

Na conferência de imprensa, afirmou estar muito satisfeito por "poder representar uma das seleções com mais talento do mundo". Reconheceu haver "grandes espectativas", mas garantiu também fazer tudo para cumprir os objetivos impostos.

Roberto Martínez é o sucessor de Fernando Santos

Nos últimos seis anos, Roberto Martínez foi selecionador da Bélgica. O técnico de 49 anos deixou o cargo após a eliminação prematura no último Campeonato do Mundo, na fase de grupos.

Foi com Roberto Martínez que a Bélgica chegou às meias-finais do Mundial 2018. A seleção ficou no terceiro lugar, alcançando a melhor classificação de sempre do país. O país liderou o ranking da FIFA entre 25 de outubro de 2018 e fevereiro de 2022,.

No último Europeu, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, foi precisamente a Bélgica, com Martinez, que eliminou Portugal nos oitavos-de-final. A seleção belga foi depois afastada nos quartos de final por Itália.

Antes disso, o técnico espanhol passou pelo futebol britânico, tendo orientado os clubes Swansea, Wigan e também o Everton.

A chegada de Martínez acontece após a saída de Fernando Santos, que estava no cargo de selecionador nacional desde setembro de 2014.

Últimas