Desporto

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze em K1 500 metros nos Europeus de canoagem

Mais uma medalha internacional para o canoísta português.

Adam Pretty

SIC Notícias

O canoísta Fernando Pimenta conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze na final de K1 500 metros, nos Europeus de canoagem, que estão a decorrer em Munique, na Alemanha.

A competir na pista sete, Pimenta cumpriu a prova em 1.38,803 minutos, mais 0,791 segundos do que o vencedor, o alemão Jacob Schoff (1.38,012), enquanto a medalha de prata foi para o húngaro Adam Varga (1.38,237).

O português já tinha sido medalha de bronze nesta distância nos mundiais do Canadá, há duas semanas.

O limiano vai disputar também a final do olímpico K1 1.000, no sábado às 12:00, horas de Lisboa, três horas e 25 minutos antes da regata de K1 5.000, enquanto a de K2 1.000, com João Duarte, é só no domingo, às 10:15.

Pimenta "contente, mas não completamente satisfeito" com o bronze

"Sem dúvida que posso estar contente, mas não completamente feliz e realizado. Quando estamos na final, o pensamento é sempre dar o melhor e lutar pelo título. E eu fiz isso", reagiu o canoísta, minutos após ter subido ao pódio.

Pimenta cumpriu a prova em 1.38,803 minutos, mais 0,791 segundos do que o vencedor, o alemão Jacob Schoff (1.38,012), enquanto a medalha de prata foi para o húngaro Adam Varga (1.38,237).

A medalha cai sempre muito bem, porém, num pódio, o terceiro lugar dá-me a estanha sensação de que sou o elo mais fraco dos três. Mas posso estar muito contente, pois não é a minha distância de eleição, a que trabalho.

O limiano assumiu ter cometido um "pequeno erro na largada", do qual recuperou a ponto de ter assumindo a "liderança", antes de "abrandar para respirar e aguentar os últimos metros", altura em que se tornou complicado discutir o ouro.

Na parte final, já não havia nada a fazer. Dei o meu máximo. Estou contente pela minha 119.ª medalha internacional, de bronze, num campeonato da Europa em edição muito especial em Munique.

O número recorde de provas que Pimenta está a disputar nestes Europeus -- quatro eventos, sendo que em dois teve de passar pelo crivo das meias-finais -- foram assumidas pelo duplo medalhado olímpico português como um teste aos limites de resistência do seu corpo em ano propício a experiências, antes do apuramento para Paris2024.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

A seleção portuguesa conquistou quatro medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e de Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso e uma de bronze, por Fernando Pimenta, na canoagem.

Últimas