A PSP identificou na terça-feira à noite 122 adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split, que terão arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o Comando Distrital de Braga da PSP confirmou ter recebidos queixas sobre “aproximadamente 100 indivíduos" a "causar distúrbios", incluindo "arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos" por volta das 22:30 de terça-feira.”.
Segundo a polícia, depois dos distúrbios, os adeptos abandonaram Guimarães em cinco autocarros com destino ao Porto.
"Após estarem reunidas todas as condições de segurança", a PSP abordou os autocarros e identificou 122 cidadãos croatas, 23 portugueses e nove adeptos de outras nacionalidades, tendo ainda apreendido "um pote de fumo, uma soqueira e um passa-montanhas".
A PSP sublinhou ainda que, "até ao momento, não foram reportados danos significativos nos estabelecimentos, feridos ou apresentadas denúncias criminais".
Vídeos do momento mostram dezenas de adeptos a correr pelas ruas da cidade, lançando petardos.
À SIC, testemunhas contaram que várias pessoas se viram obrigadas a fugir para dentro de estabelecimentos para se protegerem. O momento foi também captado em vídeo.
“Começámos a ouvir barulhos, coisas a partir, tochas, cadeiras a voar”
Estava sentada numa das esplanadas. Começámos a ouvir barulhos, coisas a partir, tochas, cadeiras a voar. As pessoas só tiveram tempo de fugir para dentro dos cafés e dos bares e esperar que passasse.
Entretanto, fonte do Vitória SC fez saber que o clube vai protestar junto da UEFA.