Desporto

Benfica e Sporting de Braga no jogo grande dos oitavos da Taça de Portugal

Encarnados já foram eliminados em cinco ocasiões pelos bracarenses, em apenas quatro conseguiram seguir em frente.

Rafael Marchante

Lusa

Benfica e Sporting de Braga disputam na quarta-feira o jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, numa competição em que as águias reinam, mas os minhotos foram mais fortes nos duelos diretos.

O Benfica, que é recordista de troféus na Taça, com 26 conquistas, em contraste com duas do Braga, nunca encontrou os minhotos numa final, mas já foi eliminado pelos bracarenses em cinco ocasiões, e em apenas quatro os superou.

A última vez que o Sporting de Braga afastou o Benfica foi precisamente no Estádio da Luz, nos oitavos de final também disputados em dezembro, de 2014, com a equipa a vencer as 'águias' por 2-1.

Foi a única vez que o Sporting de Braga afastou o Benfica na casa do rival, tendo conseguido ainda três eliminações no Minho, em 1978/79, 1981/82 e 1997/98, e uma outra numa eliminatória a duas mãos, em 1964/65.

Nessa última vez, na Luz, com Jorge Jesus no banco do Benfica e Sérgio Conceição no Braga, marcou Jonas pelas águias, e Aderlan Santos e Felipe Pardo os golos que deram o apuramento ao Braga, que viria, mais tarde, a perder a final com o Sporting.

Dessa ficha de jogo, no Benfica mantêm-se André Almeida, Jardel e Pizzi, enquanto no Braga o guarda-redes Matheus é o único 'sobrevivente'.

O jogo de quarta-feira, com início às 20h45, surge num bom momento do Benfica, líder do campeonato e de volta às boas exibições, enquanto o Braga voltou a perder na I Liga, depois de ter brilhado na Liga Europa, num grupo que venceu.

Os bracarenses (nonos) perderam os dois últimos jogos no campeonato, ambos frente aos últimos classificados, com Desportivo das Aves e Paços de Ferreira, com estes últimos no domingo em casa, num jogo em que se podem queixar de uma grande penalidade por marcar.

Os oitavos de Taça colocam ainda frente a frente FC Porto e Santa Clara, em mais um duelo de primodivisionários, naquele que será o terceiro jogo esta época entre as duas equipas, e que está agendado para quinta-feira (19h15).

Os dois anteriores foram igualmente no Dragão e com triunfo da equipa da casa, na I Liga (2-0) e na Taça da Liga (1-0), ambos em setembro.

Outras equipas da I Liga que tentam chegar aos quartos de final são o Rio Ave, que visita o Marinhense, do Campeonato de Portugal, e o Paços de Ferreira, que recebe o Sporting de Espinho, também do Campeonato de Portugal.

O Famalicão 'fecha' na quinta-feira a tentativa de apuramento de equipas da I Liga - que são sete, com quatro a defrontarem-se -, quando receber na quinta-feira o Mafra, da II Liga, a partir das 20h30.

Da II Liga são quatro as equipas ainda em prova, Académico Viseu e Chaves, que se defrontam, Varzim, que recebe o Anadia, e o Mafra, enquanto do último escalão em competição, o Campeonato de Portugal, estão cinco em prova.

O último escalão tem assegurada pelo menos uma equipa nos 'quartos', pelo facto de Sertanense e Canelas 2010 se defrontarem na quarta-feira, em jogo a disputar na Marinha Grande e com início às 14h15.

Últimas