Os futebolistas são inúmeras vezes criticados pelos valores astronómicos que auferem. Números inalcançáveis para a maioria dos mortais.
Valores (financeiros) elevados que quase sempre se associam a uma fama de nível global, o que atribui, naturalmente, um impacto enorme a cada gesto e a cada passo que dão. Nesse aspeto, os desportistas em geral e os futebolistas em particular estão entre as figuras da sociedade que mais gestos solidários protagonizam, dando o exemplo e enviando uma mensagem de esperança para um mundo que enfrenta uma cada vez maior crise de valores (morais).
O mais recente caso envolveu, curiosamente, o jogador mais caro da história do futebol, que, no último verão, trocou o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de euros.
Neymar acedeu ao pedido de uma fã que, através de um vídeo que rapidamente se tornou viral na internet, tinha manifestado a vontade de conhecer o seu ídolo.
O encontro entre Neymar e Ana Clara, uma menina de 8 anos com síndrome de Hutchinson-Gilford (uma doença genética extremamente rara), ficou marcado por um abraço emocionado entre ambos e a oferta de uma t-shirt, na qual o internacional brasileiro deixou à pequena fã uma mensagem simples mas poderosa:
Neymar fez uma pausa no estágio da seleção canarinha para conhecer Ana Clara, antes de regressar aos relvados já esta noite (00:30 portuguesas), na receção do Brasil ao Chile, em jogo de qualificação para o Mundial2018, no qual a seleção brasileira já tem presença garantida.