Desporto

Kikas faz história

Perdeu a final, mas é o melhor resultado de sempre de um atleta português no campeonato do mundo de surf. Frederico Morais ficou em 2.º lugar na etapa que decorreu na África do Sul.

Foi uma caminhada histórica, de Frederico Morais e do surf português. Depois de ter eliminado dois campeões do mundo e uma concorrência habituada às melhores ondas do planeta, Kikas chegou à final de Jeffreys Bay para defrontar Filipe Toledo, um surfista brasileiro que se apresentou na Africa do Sul, no melhor momento da carreira.

Numa final de muita ansiedade, Frederico Morais conseguiu mesmo a melhor nota da bateria com 9 pontos e 40. Um resultado que o colocou na luta pela vitória. O surfista português precisava de uma onda que superasse os 8 pontos e 60. No entanto, o cronómetro avançou e até ao fim não conseguiu encontrar o resultado que o levasse à vitória.

Na sua primeira participação, Kikas alcançou o melhor resultado de sempre de um português no principal circuito mundial, superando Vasco Ribeiro e Tiago Pires que já tinham feito terceiros lugares no passado.

Frederico Morais subiu 6 lugares no ranking mundial, e está agora na 12ª posição. O circuito viaja agora para Teahupoʻo, no Tahiti.

Últimas