Desporto

COI desclassifica quatro atletas russos dos Jogos Olímpicos Londres2012 por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quinta-feira a desclassificação de quatro atletas russos que participaram nos Jogos Olímpicos Londres2012 -nenhum dos quais medalhado -, na sequência da reavaliação das amostras recolhidas na época, que acusaram consumo de substâncias dopantes.

Os atletas visados foram o halterofilista Khadzhimurat Akkaev, que acabou por ficar de fora da prova de 105kg, devido a lesão, as lançadoras de martelo Mariia Bespalova e Gulfiya Khanafeeva, 11.ª e 16.ª classificadas, respetivamente, e Victoria Valyukevich, oitava posicionada no concurso de triplo salto.


A descoberta de um sistema generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal na Rússia, que abrangeu, entre outros eventos internacionais, os Jogos Londres2012 e Socchi2014 (Inverno), levou à exclusão de mais de 100 atletas daquele país do Rio2016.


O COI já reanalisou 1.545 amostras referentes aos Jogos Pequim2008 e Londres2012, utilizando métodos científicos que não estavam disponíveis na altura em que amostras foram recolhidas.

Lusa

Últimas