Desporto

Ronaldo, Fernando Santos e seleção premiados

Cristiano Ronaldo, Fernando Santos e a seleção nacional foram premiados esta segunda-feira na gala das Quinas de Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, que distingue todos os que se destacaram em 2016 na modalidade, entre jogadores, treinadores e árbitros.

Nos prémios individuais, destaque para Cristiano Ronaldo, que foi considerado o melhor jogador do ano. O capitão da seleção nacional descreveu 2016 como "um ano de sonho" pelas conquistas coletivas e individuais, com especial destaque para a vitória no Euro2016.

"Esta noite é para agradecer não só aos jogadores, treinadores, mas também a todos os portugueses. Agradeço ainda ao mister Fernando Santos, que tornou isto possível", afirmou, acrescentando: "Ninguém acreditava em nós. Há pessoas aqui que não acreditavam em nós. Não éramos os favoritos mas este prémio é prova de que nem sempre ganham os melhores".

Noutros prémios, Renato Sanches foi eleito jogador revelação do ano e Fernando Santos treinador do ano. O prémio de treinador revelação foi para Ricardo Soares, do Desportivo de Chaves, e o de treinador de formação para Hélio Sousa, treinador da seleção nacional de sub-17. Já Ana Borges foi distinguida como melhor futebolista de 2016.

A seleção nacional de futebol recebeu ainda o prémio de melhor equipa masculina e o prémio Prestígio. Durante a atribuição do prémio, na gala que se realizou no Estoril, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol chamou um a um os campeões europeus, frisando que esta conquista jamais se apagará da história.

"São imortais, não apenas na história de federação e do desporto, mas também na história do país e na história mundial. Mundial, porque o evento mais visto em todo o mundo, em 2016, foi a vitória deles no palco de Saint-Denis. Para nós, eles não foram apenas a equipa do ano", disse Fernando Gomes.

O futebol não foi a única modalidade distinguida. Houve também prémios para o futsal e futebol de praia. Ricardinho e Nuno Dias foram considerados, respetivamente, melhor jogador e treinador de futsal em 2016, enquanto Ana Azevedo foi eleita a melhor jogadora e Teresa Jordão a melhor treinadora.

No futebol de praia, Madjer foi considerado o melhor jogador do ano.

Últimas