Com uma carreira iniciada em 1990, Juande Ramos passou por Elche B, Alcoyano, Levante, Logroñes, Barcelona B, Lérida, Rayo Vallecano, Betis, Espanyol, Málaga, Sevilha, Tottnaham (Inglaterra), Real Madrid, CSKA Moscovo (Rússia), Dnipro (Ucrânia) e novamente no Málaga.
A fase de maior sucesso do seu percurso aconteceu ao serviço do Sevilha, com o qual, além das duas edições Taça UEFA, conquistou a Supertaça europeia, em 2006, a Taça de Espanha, em 2006/07, e Supertaça espanhola, em 2007.
Na fugaz passagem pelo Tottenham, ao qual chegou em janeiro de 2008, conduziu os londrinos à vitória na Taça da Liga.
Até dezembro do ano passado, Ramos treinou o Málaga, de onde foi dispensado do Málaga, devido aos maus resultados na liga espanhola.
A concretizar-se a sua entrada, Juande Ramos será o segundo espanhol a treinar o Sporting, depois de Fernando Argila, em 1966/67.
As eleições do Sporting realizam-se no próximo sábado, e Madeira Rodrigues já afirmou que, se derrotar Bruno de Carvalho, atual presidente e também candidato, não quer manter o treinador Jorge Jesus no comando da equipa leonina, de momento terceira classificada da I Liga portuguesa de futebol.
Caso Jesus deixe o Sporting, o romeno Laszlo Boloni, campeão com os 'leões' em 2001/02, deverá orientar a equipa até final da presente temporada, antes de assumir funções como diretor para o futebol profissional e de formação neste seu regresso ao clube, conforme já foi anunciado por Madeira Rodrigues.
Com Lusa