Desporto

Amostras de testes antidoping dos Jogos de Pequim e Londres vão ser reanalisadas

Amostras selecionadas de testes antidoping dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012 vão ser reanalisadas antes da edição do Rio de Janeiro, anunciou esta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Segundo os dois organismos, trata-se de uma iniciativa no sentido de proteger os atletas que cumprem o regulamento antidoping e decorrerá antes de agosto, mês em que a cidade brasileira acolherá o acontecimento desportivo, assim como o anúncio dos seus resultados.

Segundo o diretor médico e científico do COI, Richard Budgett, "as reanálises de centenas de amostras já estão em curso".

"O objetivo deste programa é evitar que compitam no Rio de Janeiro atletas que fizeram batota em Londres e em Pequim, e que escaparam ao controlo porque ainda não tínhamos métodos avançados de análise como temos agora", disse o responsável, num simpósio organizado pela AMA em Lausana, na Suíça.

Lusa

Últimas