"É uma honra muito grande estar nomeada para o Hall of Fame da Federação Internacional de Triatlo, mais ainda ser a única europeia nomeada. Quando soube, acho que nem tive, de imediato, bem a noção da grandeza desta nomeação. Nunca tive muita noção daquilo que fiz enquanto triatleta. Achava sempre que era muito pouco", afirmou a atleta do Benfica.
No entanto, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, que atualmente integra a equipa de atletismo dos "encarnados", acabou por reconhecer que protagonizou uma carreira brilhante na modalidade, durante a qual viveu os seus melhores anos.
"Mas se penso melhor no que fiz, acho fantástico. Mais ainda por ter sido uma portuguesa, de um país pequenino, no meio dos grandes e dos melhores do mundo. Tenho de me dar valor. Não tive uma passagem pelo triatlo, foram muitos anos de dedicação à modalidade, e se for parar ao Hall of Fame, será algo muito marcante para mim, para o triatlo português e para o próprio país", frisou.
Admitindo o afastamento da modalidade, a atleta natural de Perosinho, de 28 anos, recorda com nostalgia a prática do triatlo. "Posso ter-me afastado da modalidade, mas os anos que passei no triatlo foram os melhores da minha vida e continua ainda muito dentro de mim. Estou muito ligada ao triatlo, acompanho todas as provas e estou sempre a torcer pelos atletas portugueses. Conheço-os bem e sei que têm potencial para irem longe", rematou Vanessa Fernandes.
A portuguesa é uma das 11 atletas nomeadas para constar do quadro de honra da ITU, um número que será reduzido a três numa segunda fase.
Segundo os critérios da ITU, a nomeação da especialista lusa deve-se ao facto de, durante a sua carreira (2001 a 2011), se ter sagrado campeã mundial (2007), ter conquistado uma medalha de prata olímpica (Pequim2008), uma segunda posição (prata) no Mundial2006, 20 vitórias em corridas do circuito mundial, cinco vitórias nos Europeus (2004, 2005, 2006, 2007, 2008), duas vezes campeã mundial de duatlo (2007 e 2008) e duas participações olímpicas.
Além de Vanessa Fernandes, também a sua grande rival, a australiana Emma Snowsill - campeão olímpica em Pequim - se encontra no lote das 11 nomeadas, juntamente com a neozelandesa Erin Baker, as australianas Emma Carney, Jackie Fairweather, Loretta Harrop e Michellie Jones, as norte-americanas Siri Lindley, Barb Lindquist e Karen Smyers e a canadiana Carol Montgomery.
Os juízes do Quadro de Honra 2014 da ITU (Hall of Fame) farão passar à fase seguinte apenas três antigas atletas das três categorias: femininas, masculinas e contributo para a modalidade, num total de 25 nomeados.
Lusa