Desporto

Primeiro-ministro congratula Cristiano Ronaldo por mais uma "magnífica conquista" 

O primeiro-ministro português, Pedro Passos  Coelho, congratulou hoje Cristiano Ronaldo, que venceu a Bola de Ouro da  FIFA para melhor jogador do Mundo em 2013, por "mais uma magnífica conquista  na sua carreira". 

"Congratulo calorosamente Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção nacional,  por mais uma magnífica conquista na sua carreira. Com este prémio, Cristiano  Ronaldo prestigia a seleção nacional e o nosso país", diz Pedro Passos Coelho  em nota endereçada às redações após a vitória de Ronaldo na gala da FIFA.

Cristiano Ronaldo, diz o primeiro-ministro, "não precisaria de mais  um galardão para ter o reconhecimento e a admiração de todos os portugueses  e de muitos milhões de adeptos do futebol de inúmeras nacionalidades", mas  a distinção de hoje, a segunda de melhor do mundo, após uma primeira em  2008, "regista com inteira justiça um ano notável e recompensa o seu talento,  trabalho, profissionalismo e determinação".  

O prémio, diz o governante, "reforça também o sucesso com que Cristiano  Ronaldo tem levado as cores nacionais e o orgulho português a todas as partes  do mundo".  

"Este é, sem dúvida, um bom auspício para o Campeonato do Mundo de futebol  no Brasil que se avizinha", escreve também Pedro Passos Coelho. 

Na votação, cujo resultado final foi apresentado pelo antigo futebolista  Pelé, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, o português do Real Madrid  bateu o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Franck Ribery,  do Bayern de Munique. 

Apesar de não ter vencido qualquer título coletivo, Cristiano Ronaldo  bateu o recorde pessoal de golos num ano civil, ao apontar 69 tentos em  59 jogos oficiais. 

Lusa    

Últimas