Desporto

Jupp Heynckes eleito treinador do ano na gala da FIFA

O alemão Jupp Heynckes foi hoje eleito  o melhor treinador de 2013, depois de ter conduzido o Bayern de Munique  à vitória na Liga dos Campeões de futebol, na Liga alemã e na Taça da Alemanha.

O alemão, substituído nos bávaros por Pep Guardiola, recebeu o prémio  na Gala da FIFA, que decorreu em Zurique, na Suíça, sucedendo ao espanhol  Vicente del Bosque, selecionador de Espanha. 

Atrás de Heynckes ficaram o compatriota Jurgen Klopp, que levou o Borussia  Dortmund à final da "Champions", e o escocês Alex Ferguson, que foi campeão  inglês pelo Manchester United, antes de se retirar do futebol. 

A alemã Silvia Neid, que conduziu a Alemanha ao título europeu, foi  eleita a treinadora do ano, repetindo o galardão recebido em 2010, batendo  o compatriota Ralf Kellermann, treinador do Wolfsburgo, e a selecionadora  sueca, Pia Sundhage, vencedora da última temporada. 

A alemã Nadine Angerer, guarda-redes na Alemanha, decisiva na conquista  do título europeu, foi eleita a melhor jogadora do Mundo em 2013, batendo  a brasileira Marta, recordista de prémios, e a norte-americana Abby Wambach,  vencedora em 2012. 

O sueco Zlatan Ibrahimovic venceu o prémio Puskas, para melhor golo  do ano, com um pontapé de bicicleta a mais de 30 metros da baliza, num particular  contra a Inglaterra, a 13 de novembro de 2012, tendo recebido 48,7 por cento.

O golo do benfiquista Nemanja Matic no "clássico" contra o FC Porto,  a 13 de janeiro de 2013, foi o segundo mais votado, com 30,8 por cento,  enquanto o tento do brasileiro Neymar contra o Japão, no jogo de abertura  da Taça das Confederações, recebeu 20,5. 

O brasileiro Pelé, que vai entregar o prémio para melhor jogador do  Mundo -- Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Franck Ribery são os nomeados  --, recebeu uma Bola de Ouro honorária. 

O prémio presidencial, que homenageia personalidades que se destacaram  pela contribuição que deram ao desporto ao longo da sua carreira, foi entregue  ao belga Jacques Rogge, antigo presidente do Comité Olímpico Internacional.

O prémio "fair-play" foi entregue por Tokyo Sexwala, presidente da Fundação  Nelson Mandela, à Federação do Afeganistão de Futebol. 

Lusa

Últimas