Desporto

Pistorius eleito atleta do ano por associação sul-africana já depois de estar detido

O atleta paralímpico Oscar Pistorius, detido desde quinta-feira por suspeita de ter morto a namorada, foi distinguido com o prémio de atleta de pista do ano 2012, pela associação de atletismo da província sul-africana de Gauteng.

Nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 conquistou o ouro nos 100, 200 e 400  metros, depois da Federação Internacional de Atletismo ter negado a sua  participação nos Jogos Olímpicos da capital chinesa, alegando que as próteses  com que corre lhe davam vantagem (Reuters/Arquivo)
© Siphiwe Sibeko / Reuters

"O atleta do ano na categoria de pista é Oscar Pistorius", lê-se num  "tweet" publicado pela associação de atletismo, a 16 de fevereiro. 

Oscar Pistorius, de 26 anos, foi detido no dia 14 de fevereiro por alegadamente  ter assassinado a sua namorada Reeva Steenkamp, com quatro tiros, na sua  casa em Pretória. 

Um tribunal de Pretória decide na terça-feira se o liberta sob fiança,  tal como pediu o seu advogado, ou mantém a medida de coação imposta após  ter sido acusado de "homicídio premeditado". 

Oscar Pistorius fez história em Londres2012 quando se tornou no primeiro  amputado a competir nos Jogos Olímpicos, no entanto, não foi além das meias-finais.  Cerca de quinze dias mais tarde, sagrou-se campeão paralímpico nos 400 metros  e na estafeta dos 4x100 metros. 

Nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 conquistou o ouro nos 100, 200 e 400  metros, depois da Federação Internacional de Atletismo ter negado a sua  participação nos Jogos Olímpicos da capital chinesa, alegando que as próteses  com que corre lhe davam vantagem. 

Lusa

Últimas