Cultura

Eurovisão: 16 países competem pelos últimos lugares na final, ouça as canções

A segunda semifinal do 69º Festival Eurovisão da Canção acontece hoje em Basileia, Suíça, com 16 países a competir pelos últimos 10 lugares na final. Portugal já está qualificado.

Martin Meissner

SIC Notícias

Lusa

Dezasseis países competem, esta quinta-feira, pelos últimos dez lugares na final do 69º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado em Basileia, na Suiça, e para a qual Portugal já foi selecionado, com a canção "Deslocado", dos NAPA.

Na semifinal do concurso competem:

  • Austrália (com a canção "Milkshake man", interpretada por Go-Jo):
  • Montenegro (com a canção "Dobrodosli", interpretada por Nina Zizic)
  • Irlanda (com a canção "Laika party", interpretada por EMMY)
  • Letónia (com a canção "Bur Man Laimi", interpretada por Tautumeitas)
  • Arménia (com a canção "Survivor", interpretada por PARG)
  • Áustria (com a canção "Wasted love", interpretada por JJ)
  • Grécia (com a canção "Asteromáta", interpretada por Klavdia)
  • Lituânia (com a canção "Tavo Akys", interpretada por Katarsis)
  • Malta (com a canção "Serving", interpretada por Miriana Conte)
  • Geórgia (com a canção "Freedom", interpretada por Mariam Shengelia)
  • Dinamarca (com a canção "Hallucination", interpretada por Sisal)
  • República Checa (com a canção "Kiss Kiss Goodbye", interpretada por ADONXS)
  • Luxemburgo (com a canção "La Poupée Monte Le Son", interpretada por Laura Thorn)
  • Israel (com a canção "New Day Will Rise", interpretada por Yuval Raphael)
  • Sérvia (com a canção "Mila", interpretada por Princ)
  • Finlândia (com a canção "Ich Komme", interpretada por Erika Vikman).

Na semifinal de hoje, além dos 16 temas em competição, serão apresentadas as canções de outros países com entrada direta na final:

  • França (com a canção "maman", interpretada por Louane):
  • Alemanha (com a canção "Baller", interpretada por Abor&Tynna):
  • Reino Unido (com a canção "What The Hell Just Happened?", interpretada por Remember Monday):

Mais de 70 músicos apelaram para excluir a participação de Israel

A presença de Israel no concurso voltou este ano a ser contestada, à semelhança do ano passado, nomeadamente por artistas que já participaram no concurso e pela televisão pública espanhola.

Mais de 70 músicos, entre os quais Salvador Sobral, António Calvário, Fernando Tordo, Lena D'Água e Paulo de Carvalho, apelaram, à União Europeia de Radiodifusão (UER), para que exclua a participação de Israel.

Numa carta aberta, justificam o apelo com o facto de considerarem a televisão israelita KAN "cúmplice do genocídio contra os palestinianos em Gaza".

A carta, publicada conjuntamente pela organização não-governamental Artists For Palestine e pelo movimento Boycott, Divestment, Sanctions (Boicote, Desinvestimento e Sanções, em português, BDS), é assinada por cantores, compositores, músicos, bailarinos e membros de coro de vários países.

A televisão pública espanhola, RTVE, pediu a "abertura de um debate" sobre a participação da KAN no festival da Eurovisão, numa carta dirigida à UER.

O pedido da RTVE surgiu depois de terem sido lançadas petições na Finlândia, no final de março, pedindo à televisão pública finlandesa Yle que pressionasse a UER para excluir Israel da edição de 2025, por causa da guerra em Gaza.

Este ano, participam 37 países no Festival Eurovisão da Canção, mas à final só chegam 26: os dez escolhidos hoje, dez que foram selecionados na terça-feira, na primeira semifinal, os chamados 'Big Five' e o país anfitrião, vencedor da edição do ano passado.

Na primeira semifinal foram selecionados: Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, São Marino, Estónia e Ucrânia.

Nesse dia, foram também apresentadas as canções de Espanha, de Itália e da Suíça.

Últimas