Cultura

NAPA vencem Festival da Canção e vão representar Portugal na Eurovisão

Tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual: metade da pontuação é atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público. Confira a classificação final.

PEDRO PINA/RTP/LUSA

SIC Notícias

Lusa

A canção "Deslocado", interpretada pelos NAPA, venceu este sábado o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.

O tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual: metade da pontuação é atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público.

A canção dos madeirenses NAPA ficou em segundo lugar na votação do público e em quarto lugar na do júri, com um total de 17 pontos. A canção "Cotovia", de Diana Vilarinho, também obteve a mesma pontuação.

Em caso de empate, prevalece a escolha do público e os NAPA ficaram à frente de Diana Vilarinho.

Na final do 58.º Festival da Canção, que começou no sábado à noite e terminou perto das 01:00 de hoje, e que decorreu nos estúdios da RTP em Lisboa, estavam em competição 12 temas.

Além da canção dos NAPA estiveram também a competir na final: "Apago tudo" (autoria e interpretação de Bombazine), "Eu sei que o amor" (Margarida Campelo), "I wanna destroy you" (HENKA), "Ninguém" (Bluay), "Calafrio" (Jéssica Pina), "A minha casa" (Marco Rodrigues), "Peculiar" (Adamast), "Medo" (Fernando Daniel), "Rapsódia da Paz" (Emmy Curl), "Tristeza" (JOSH) e "Cotovia" (Diana Vilarinho).

Classificação final

  • 1.º. “Deslocado”, Napa - 17 pontos (4.º lugar júri; 2.º lugar televoto)
  • 2.º. “Cotovia”, Diana Vilarinho - 17 pontos (1.º lugar júri; 6.º lugar televoto)
  • 3.º. “Medo”, Fernando Daniel - 16 pontos (3.º lugar júri; 3.º lugar televoto)
  • 4.º. “I Wanna Destroy You”, Henka - 12 pontos (11.º lugar júri; 1.º lugar televoto)
  • 5.º. “Tristeza”, Josh - 12 pontos (6.º lugar júri; 4.º lugar televoto)
  • 6.º. “Calafrio”, Jéssica Pina - 12 pontos (2.º lugar júri; 9.º lugar televoto)
  • 7.º. “Apago Tudo”, Bombazine - 8 pontos (9.º lugar júri; 5.º lugar televoto)
  • 8.º. “A Minha Casa”, Marco Rodrigues - 7 pontos (8.º lugar júri; 7.º lugar televoto)
  • 9.º. “Eu Sei Que O Amor”, Margarida Campelo - 6 pontos (5.º lugar júri; 11.º lugar televoto)
  • 10.º. “Adamastor”, Peculiar - 4 pontos (10.º lugar júri; 8.º lugar televoto)
  • 11.º. “Rapsódia da Paz”, Emmy Curl - 4 pontos (7.º lugar júri; 11.º lugar televoto)
  • 12.º. “Ninguém”, Bluay - 1 ponto (11.º lugar júri; 10.º lugar televoto)

Eurovisão realiza-se em maio

As semifinais do 69.º Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para 17 de maio. Portugal atua na primeira semifinal.

No ano passado, na 68.ª edição, que aconteceu em Malmo, na Suécia, a representante portuguesa, Iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção "Grito".

Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção "Amar pelos dois", de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.

Últimas