Cultura

Revelada causa da morte de David Lynch

O realizar norte-americano sofreu paragem cardíaca causada por doença pulmonar obstrutiva crónica, acrescida de desidratação. No ano passado, David Lynch revelou que lhe tinha sido diagnosticado um enfisema após uma vida inteira de tabagismo, o que o impediria de continuar a sair de casa para realizar filmes.

Vittorio Zunino Celotto / GETTY IMAGES

Rita de Sousa

Foi a 16 de janeiro deste ano que o mundo do cinema ficou mais pobre com a morte do David Lynch, aos 78 anos. Sabe-se agora que o realizador norte-americano sofreu paragem cardíaca causada por doença pulmonar obstrutiva crónica, acrescida de desidratação. 

A certidão de óbito foi emitida pelo Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles e publicada na sexta-feira pelo site TMZ. 

No ano passado, o criador da série "Twin Peaks" revelou que lhe tinha sido diagnosticado um enfisema após uma vida inteira de tabagismo, o que o impediria de continuar a sair de casa para realizar filmes.

Em 2001, foi distinguido com o prémio de melhor realizador em Cannes

David Lynch nasceu a 20 de janeiro de 1946 nos Estados Unidos. Ao longo da vida fez história na indústria cinematográfica, tendo várias longas-metragens indicadas aos Óscares. Entre elas "Blue Velvet" e "O Homem Elefante. 

Entre os prémios arrecadados, foi distinguido em Cannes com a Palma de Ouro (1990) e com o prémio de melhor realizador (2001) e em Veneza com o Leão de Ouro de carreira (2006). 

A notícia da morte do artista foi, na altura, anunciada pela família através de um comunicado nas redes sociais.

Últimas