Cultura

“Rabo de Peixe” agora em livro: uma viagem aos bastidores da maior série portuguesa de sempre

Livro compila fotografias, entrevistas e textos inéditos da série portuguesa mais vista de sempre. O fenómeno da Netflix que, recorde-se, já tem mais duas temporadas confirmadas.

Reprodução/Helena Ales Pereira

SIC Notícias

Já está nas livrarias “Rabo de Peixe”, o livro que convida os fãs da série a percorrerem os bastidores do fenómeno da Netflix através de fotografias, entrevistas e ‘storyboards’ inéditos.

Lançado a 5 de dezembro deste ano, a preparação começou muito antes, em janeiro de 2023, meses antes de se imaginar que a série portuguesa se viria a tornar um sucesso internacional.

“Falamos dos bastidores de uma série que marcou a ficção nacional e quebrou níveis de audiência cá e lá fora”, escreve Helena Ales Pereira, uma das autoras, nas redes sociais.

O livro conta ainda com a participação de Augusto Fraga, Inês Subtil e Lena Wan.

Num dos excertos do livro, publicado pelo SAPO24, os atores contam como foi importante ir aos Açores para “falar com as pessoas”.

“Havia todo um manancial de histórias, muitas sem confirmação de veracidade (...). Mesmo as histórias exageradas tinham um potencial enorme - às vezes a ficção conta melhor a verdade do que a própria realidade. (...) Há também um certo lado trágico que espelha a realidade daquele lugar e isso nunca foi esquecido.”

A série portuguesa da Netflix é vagamente inspirada num acontecimento que marcou para sempre a pequena freguesia da ilha de São Miguel: o desembarque de meia tonelada de cocaína ao largo dos Açores.

Depois do sucesso da primeira temporada, foram já confirmadas mais duas temporadas, já filmadas, mas ainda sem data de estreia.

Os atores José Condessa, Helena Caldeira, Kelly Bailey, André Leitão e Rodrigo Tomás continuam a protagonizar a série, que vai também integrar no elenco José Raposo, Ricardo Pereira e Paolla Oliveira.

Últimas