O mês de junho é de festa por todo o país. Depois do Santo António em Lisboa, é a vez do Porto receber milhares de pessoas para a famosa noite de São João.
A contagem decrescente para a noite mais longa do ano já se sente no Cais de Gaia. Os martelos e as cores da típica decoração São Joanina vestem um dos vários barcos que convida portugueses e estrangeiros a uma noite memorável. Cocktails e muita música não vão faltar nestes festejos.
A festa que caracteriza os nortenhos quer-se com milhares de martelos e sardinhas sempre a sair das brasas e todo este cenário desperta curiosidade de outras culturas. Por esta altura, já são vários os hotéis da cidade com taxas de ocupação entre os 90 e os 100%.
Em tempos, a grande procura era do mercado espanhol por uma questão de proximidade mas atualmente Portugal tem sido o destino escolhido por mercados pouco habituais. Por esta altura, Braga e Porto são as cidades que têm as taxas de ocupação mais elevadas e o objetivo é que o São João seja uma espécie de isco para atrair mais turismo.