No Brasil, milhares de pessoas saíram à rua para o quarto dia de festejos do maior Carnaval do mundo. Apesar do surto de dengue, só no Rio de Janeiro são esperadas sete milhões de pessoas nas ruas.
Foram meses de preparação para este momento.
Durante 700 metros de desfile no sambódromo e outras centenas pelo país, há escolas de samba e milhões de pessoas a assistir.
"Aqui podemos expressar alegria e qualquer outro sentimento também. Aqui podemos deixar tudo sair", disse Angélica Castro, participante.
São 5 dias de festas marcados pela competição entre as escolas de samba.
"O amor (pelo samba) é inexplicável. É uma emoção que nunca senti antes porque é a primeira vez que competi aqui. para ser consertado dá certo. Então neste 2024 o Carnaval será nosso!", explicou Eduarda Ferreira, outra participante.
A escola Académicos do Salgueiro aproveitou o momento para chamar à atenção
para a situação da população indígena da Amazónia
“É algo que estamos passando atualmente. Estamos destruindo nossa Amazónia, tudo está dando errado e inventamos uma história forte para conscientizar nosso povo”, explicou Gabi Carvalho.
O Carnaval este ano está marcado por um surto de dengue.
Mais de 360 mil pessoas contraíram a doença desde o início do ano, mas mesmo assim, por estes dias, são esperadas cerca sete milhões de pessoas só no Rio de Janeiro.
As autoridades estão a pedir o uso de repelente.