Arqueólogos italianos descobriram, perto do Coliseu de Roma, uma luxuosa residência romana, datada da segunda metade do século II a.C., com um mosaico “sem paralelo” composto por conchas, mármore e vidro precioso.
O ministro da Cultura italiano descreve a descoberta como um “autêntico tesouro” e os trabalhos dos arqueólogos poderão desvendar ainda mais particularidades. É que esta luxuosa residência é composta por vários andares e, até ao momento, apenas algumas divisões da habitação foram escavadas. Os trabalhos deverão continuar em 2024.
“O que torna a descoberta excecional é uma parede extraordinária coberta com um mosaico dito rústico, sem paralelo em termos de cronologia e da complexidade das cenas representadas”, disse o Ministério da Cultura italiano, citado pela Euronews.
O mosaico é composto por um conjunto de conchas, fragmentos de mármore e vidros preciosos. Representam tridentes e navios de guerra, e, acreditam os especialistas, contam a história do dono da casa, que terá saído vitorioso de uma batalha.
Noutra parte do mosaico, é representada uma cidade costeira com pequenas torres e pórticos, rodeada por vinhas e folhas de lótus.
“A representação de uma cidade costeira pode aludir a uma conquista bélica (…) pertencente a uma personagem aristocrática”, afirmou o Ministério.
Os trabalhos prosseguem, mas a diretora do Parque Arqueológico do Coliseu já veio manifestar a vontade em tornar este mosaico acessível ao público.