A cerimónia de entrega dos MTV Video Music Awards decorreu na noite de 12 de setembro (já madrugada de 13 de setembro em Lisboa) no Prudential Center, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos.
Taylor Swift, atualmente em grande destaque com a digressão "The Eras", levou para casa os prémios mais cobiçados: artista do ano, vídeo do ano, canção do ano, melhor música pop e realização.
Swift ganhou no total nove prémios: artista do ano, vídeo do ano, canção do ano, melhor pop, melhor realização, melhor cinematografia,
melhores efeitos visuais, melhor espetáculo do verão e álbum do ano,
A gala acabou por ser especial para as mulheres, que dominaram todas as nomeações para artista do ano, e sobretudo para Shakira, Karol G e Anitta, que tomaram conta do palco e foram distinguidas ao longo da noite.
Os MTV Video Music Awards galardoaram ainda nomes como o grupo sul-coreano Blackpink, que venceu dois prémios, e Shakira, a quem foi entregue o prémio Video Vanguard Award, em homenagem à sua carreira, que dedicou ao "povo latino-americano", e depois arrecadou outro com Karol G pela colaboração "TGQ", em que recordaram Barranquilla e Medellín, as suas cidades de origem.