Cultura

Feira de São Mateus chega a 631ª. edição com foco na sustentabilidade

A feira, que dura 41 dias em Viseu, vai contar com artistas nacionais e internacionais. A organização espera voltar a receber mais de um milhão de pessoas.

SIC Notícias

Este ano a Feira de São Mateus, em Viseu, vai pôr em prática um plano de sustentabilidade. O objetivo é garantir melhor eficiência energética e combater o desperdício alimentar.

As portas estão abertas à sustentabilidade ambiental, mas também económica e sociocultural. Com mais de 600 anos, a Feira de São Mateus continua a arranjar forma de se manter atual.

“É um processo de responsabilização e reflexão para a ação. Tudo o que diga respeito a uma boa gestão de recursos - água, energia, resíduos - tem de ter um cuidado especial”, afirmou Patrícia Araújo, da Biosphere Tourism, pedindo "o envolvimento de todos que fazem parte deste grande evento.

Depois de um alargado período de negociação entre empresários e a organização, a feira está montada. Havia resistência à pretensão de serem aumentados os valores das rendas pelos 41 dias de feira.

Apesar do braço de ferro, o evento nunca chegou a estar em causa, até porque o cartaz de concertos está fechado e tem artistas nacionais e internacionais.

O objetivo da feira popular, que anima Viseu de 10 de agosto a 21 de setembro, é voltar a ultrapassar um milhão de visitantes.

Últimas