País

Viseu: empresários dos carrosséis contra aumento de custos na Feira de São Mateus

Associações de empresários dos divertimentos deram um prazo de 24 horas à autarquia para rever a intenção de aumentar o preço pelo aluguer de espaços no certame.

Frederico Correia

Frederico Pinto

SIC Notícias

Quase meia centena de empresários de divertimentos que anualmente marcam presença na Feira de São Mateus, em Viseu, com os tradicionais carrosséis, foram recebidos pelo presidente da autarquia esta quinta-feira, a quem manifestaram o seu descontentamento com o aumento do custo pelo aluguer de espaço.

Os empresários sublinham que um aumento de 30% é excessivo e que não vão aceitar as condições do município.

“Um aumento de 30%, que para nós é muito elevado, derivado aos sete dias que temos a menos de feira este ano, sete dias no mês de agosto representa muito para nós”, disse Paulo Barata, da Associação Portuguesa de Empresários de Diversão.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, diz que não haver divertimentos na Feira de São Mateus não está em questão.

“O que eu lhes prometi foi que iria intervir no sentido de arranjar um canal de diálogo que não ponha em risco, nem me passa pela cabeça que se ponha em risco, a existência de diversão na Feira de São Mateus.” Fernando Ruas.

A contagem decrescente já começou e 24 horas é o prazo que os empresários dão para decidir se fazem esta ou outra feira no País.

Luís Fernandes, da Associação de Profissionais Itinerantes Certificados, deixa claro que apenas haverá feira se “for decidido” nesse prazo, caso contrários "as pessoas querem ir ver da sua vida".

A mais antiga feira popular do País arrisca-se a perder os conhecidos carrosséis. Se o autarca não tomar um decisão em breve, cerca de 50 divertimentos podem não comparecer.

“Os nossos operadores se não vierem à Feira de São Mateus, vão ter de procurar outras feiras. Porque sem uma feira vivemos, sem todas é que não.”, disse Paulo Barata.

A Viseu Marca confirmou à SIC que está em fase de negociação com os empresários com vista à revisão de custos e garante que haverá divertimentos neste espaço de 10 de agosto a 21 de setembro, naquela que será a 631.ª edição da Feira de São Mateus.

Últimas