Cultura

Tragédia nas filmagens de "Rust": supervisora de armas dispensa audiência

A morte de Hutchins já levou a novas precauções de segurança na indústria cinematográfica.

Myung J. Chun

SIC Notícias

Lusa

A responsável pelo protocolo de segurança durante a gravação do filme "Rust", em que o ator Alec Baldwin atingiu fatalmente a diretora de fotografia, dispensou esta sexta-feira uma audiência preliminar que permitiria depoimentos de dezenas de pessoas, incluindo testemunhas oculares.

Hannah Gutierrez-Reed, do Arizona, renunciou ao direito de uma revisão das provas em tribunal, no processo onde é acusada de homicídio involuntário de Halyna Hutchins, em 2021, na rodagem do filme "Rust".

A armeira do filme também renunciou ao seu direito de ver revistas as suas acusações por um grande júri, noticiou a agência Associated Press (AP).

O advogado de defesa, Jason Bowles, descreveu a morte de Hutchins, em 21 de outubro de 2021, como um trágico acidente, sublinhando que Gutierrez-Reed não cometeu nenhum crime.

Gutierrez-Reed não apresentou nenhum recurso pelas acusações de homicídio involuntário e adulteração de provas.

Caso seja condenada, pode enfrentar até três anos de prisão.

O coordenador de segurança de "Rust" e diretor assistente, David Halls, não contestou a acusação de manuseio inseguro de uma arma de fogo e recebeu uma sentença suspensa de seis meses de liberdade condicional.

Em abril, os procuradores retiraram as acusações contra Baldwin, que estava a apontar a arma na direção de Hutchins quando esta disparou, matando-a e ferindo o diretor Joel Souza.

Gutierrez-Reed é, por isso, o único réu que resta deste caso.

Baldwin referiu que a arma disparou acidentalmente depois de ter seguido as instruções para apontá-la para Hutchins, que estava atrás da câmara, frisando que apenas mexeu na culatra e não no gatilho.

Os procuradores reservaram o direito de apresentar novas acusações contra Baldwin e solicitaram testes adicionais de armas para investigar se a culatra da arma foi modificada intencionalmente.

Em março, a produtora do filme e as autoridades do Novo México chegaram a um acordo pelo qual a empresa pagaria uma multa de 100.000 dólares (cerca de 91 mil euros) por falhas de segurança nas filmagens verificadas na investigação dos factos.

As filmagens de "Rust" foram retomadas em abril, no Montana, após um acordo com o marido da diretora de fotografia, Matthew Hutchins, que tornou produtor executivo.

Últimas