Cultura

Documentário assinala os 90 anos do arquiteto Siza Vieira

Nascido a 25 de junho de 1933, destacou-se como um dos mais importantes arquitetos do século XX. Siza Vieira é um mestre da arquitetura cuja genialidade moldou o mundo.

SIC Notícias

O arquiteto Siza Vieira celebra este domingo 90 anos. Para assinalar a data, vai ser apresentado um documentário com a vida e obra do artista que conseguiu impressionar a arquitetura contemporânea a nível mundial.

Nascido em 1933, destacou-se como um dos mais importantes arquitetos do século XX. Siza Vieira é um mestre da arquitetura cuja genialidade moldou o mundo.

A vida e obra de Siza espelham-se num casamento perfeito entre a criatividade e a funcionalidade, algo que apaixonou a arquitetura contemporânea.

No dia em que celebra 90 anos, a 25 de junho, o presente vem em forma de documentário e é um convite a conhecer a mente e o coração de um dos mais importantes arquitetos do mundo.

A produção sobre o primeiro português a receber um Pritzker - prémio que distingue arquitetos a nível mundial - dura uma hora, mas implicou 300 horas de filmagem, 50 dias de gravações e cerca de 40 entrevistas em todo o país.

Quatro obras retratadas na produção

Da lista de obras notáveis, no documentário podem ser conhecidas quatro: a Casa de Chá da Boa Nova, o primeiro projeto de Siza enquanto arquiteto, seguindo-se as Piscinas das Marés, o momento em que consegue mostrar até onde pode ir a criatividade, a Fundação Iberê Camargo, no Brasil, e ainda o templo do grupo Lionesa, em Leça do Balio, que tem 400 metros quadrados em betão branco e debruça-se na luz, nas linhas e no espaço amplo tendo também autoria na requalificação do Mosteiro.

Uma exposição dedicada à escultura pode ser visitada na Cooperativa Árvore, no Porto, uma área que o arquiteto não esconde a paixão e fez questão de nunca a abandonar.

Siza, o “arquiteto-escultor”

Siza, que acabou por ser apelidado de arquiteto-escultor, é o homem que se interessa por todas as artes e que as consegue exercer com sabedoria. Trabalhar com ele, dizem, é como jogar xadrez com um mestre que dificilmente perde.

Atualmente, o legado de Álvaro Siza Vieira é uma inspiração para arquitetos e amantes de arte em todo o mundo.

Últimas