A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, celebra no domingo o 90.º aniversário do arquiteto Álvaro Siza Vieira com a exibição de "Siza", um documentário de uma hora sobre o lado mais pessoal, anunciou hoje a instituição.
Do realizador Augusto Custódio, o documentário "Siza" é "uma viagem à mente do arquiteto português, mostrando o seu lado mais pessoal, nomeadamente a sua infância, a relação com a esposa, a paixão como escultor e a admiração pela música clássica", indicou a Casa da Arquitetura, em comunicado.
"Ao explorar as influências na sua vida e carreira, 'Siza' oferece um retrato completo e cativante do arquiteto e do seu legado na arquitetura moderna, através de um olhar mais íntimo e único", sublinhou.
O documentário tem a duração de uma hora e conta com a participação de amigos e pessoas mais próximas do arquiteto, como Álvaro Leite Siza, Carlos Castanheira, Henrique Siza, Luís Pedro Martins, Nuno Ladeiro, Nuno Sampaio, Pedro Siza, Eduardo Souto de Moura e Tereza Siza, que revelaram detalhes sobre a personalidade e a carreira profissional do primeiro prémio Pritzker português.
Iniciado há dois anos, o documentário, legendado em inglês, implicou 300 horas de filmagem, 50 dias de gravações e cerca de 40 entrevistas em todo o país.
No dia da antestreia de "Siza", a Casa da Arquitectura e a plataforma Gallery vão assinar um contrato de doação de um conjunto de materiais associados à produção do filme, designadamente fotografias, vídeos de entrevistas e apontamentos.
A entrada para a exibição do documentário é gratuita e por ordem de chegada até ao limite da lotação da sala, encerrando com um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos.