Cultura

Morreu o ator brasileiro Pedro Paulo Rangel

A informação foi avançada pela família.

Reprodução/Twitter

SIC Notícias

O ator brasileiro Pedro Paulo Rangel morreu esta quarta-feira, aos 74 anos, informou a família do artista.

Segundo o portal de notícias G1, o ator estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, para tratar uma "descompensação do quadro de enfisema pulmonar".

Entre os vários papéis desempenhados ao longo de uma carreira com mais de cinco décadas, destacam-se as participações nas novelas “Gabriela” (1975), “Pedra sobre Pedra” (1992) e “A Indomada” (1997), assim como no programa de humor “TV Pirata” (1988).

Nascido no Rio de Janeiro, o teatro foi a sua primeira “casa” na representação, antes da afirmação no pequeno ecrã, numa carreira intercalada entre as novelas e o humor.

Pedro Paulo Rangel realizou uma interpretação marcante na peça de teatro 'O Sermão de Quarta Feira de Cinzas', de Padre António Vieira, que representou o Brasil no Festival de Almada em 2012, quando fez duas temporadas em Lisboa e em outras cidades portuguesas.

A estreia no teatro brasileiro aconteceu em 1968, na peça 'Roda Viva', de Chico Buarque.

Em 1969, estreou-se na rede de televisão pela TV Tupi. Dois anos depois, em 1972, a estreia na TV Globo, na novela 'Bicho do Mato'.

O último papel numa estação de televisão brasileira foi na série 'Independências', em 2022, na TV Cultura.

O ator brasileiro tinha voltado aos palcos do Rio de Janeiro em outubro, para comemorar os 50 anos de carreira com uma nova temporada do monólogo teatral "Ator e o Lobo" em que destacava uma coletânea de textos do escritor português António Lobo Antunes.

A montagem baseava-se na fusão de textos de Lobo Antunes e do próprio ator, num conjunto de cenas prosaicas encenadas num jogo de espelhos que refletia o teatro e a vida real do ator.

Últimas